Trinta e quatro professores indígenas aprovados no seletivo promovido pela Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) estão sendo convocados para apresentação de documentos e assinatura de contrato de serviço que tem validade até o dia 31 de dezembro de 2013. Os docentes têm os dias 02 e 03 de maio para se apresentarem. Essa é a segunda convocação e o seletivo ofereceu 133 vagas.
Os docentes devem entregar a documentação no auditório do Instituto Insikiran (sala 07), no Campus Paricarana, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), das 08h às 12 horas e das 14h às 17 horas. A lista com os nomes dos aprovados está disponível no Insikiran.
Estão sendo convocados cinco professores para a região da Raposa (município de Normandia), cinco para o município de Amajari, três para o distrito de Surumu (Pacaraima), dois para o Taiano (Alto Alegre). E ainda: três para a região de São Marcos (Boa Vista), quatro para a Serra da Lua (Cantá), seis para as Serras (Uiramutã), cinco para o Murupu (Boa Vista) e um para o Baixo Cotingo (Normandia).
Os professores terão carga horária de trabalho de 25 horas semanais, sendo 16 horas em atividades em classe e 9 horas de atividades extraclasse. Os salários variam de R$ 1.462,62 a R$ 2.031,17.
INSCRITOS
Nesse seletivo, que contou com 619 inscritos, só podiam concorrer candidatos indígenas maiores de 18 anos e que possuam o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI). Foi exigida também a Declaração de Anuência do tuxaua e demais lideranças da comunidade indígena de acordo com a Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Dos 619 candidatos, se inscreveram para o Ensino Fundamental Menor (1º ao 5º ano) o total de 226 professores indígenas. Para o Ensino Fundamental Maior ((6º ao 9º ano), 269 docentes. Na língua materna Macuxi concorrem 56 indígenas. Wapichana tem 59 inscritos e Yanomami, seis. Nas línguas Ingaricó, dois e Yekuana, um.
A seleção foi feita mediante análise curricular de caráter classificatório e avaliação de títulos. Haverá ainda entrevista oral e prova escrita para avaliar o domínio das habilidades e competências, especialmente para candidatos da Língua Materna.
DAS VAGAS
O certame disponibilizou 17 vagas na modalidade de Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) e 30 vagas para a modalidade Língua Materna Indígena para atuar nas escolas localizadas nas regiões de Amajari, São Marcos, Surumu, Raposa, Serras, Serra da Lua, Taiano, e Murupú (esta última somente haverá vagas para Língua Materna).
Oitenta e seis vagas são para as modalidades de Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para atender unidades de ensino localizadas nas regiões de Amajari, São Marcos, Surumu, Raposa, Serras, Serra da Lua, Taiano, Murupú, Baixo Cotingo, e Wai Wai.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Os candidatos deverão apresentar documentos pessoais entre eles RG, RANI, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência, PIS/PASEP, títulos ou comprovantes de escolaridade, comprovante bancário, Certidão de Nascimento de dependentes (se houver), laudo médico em caso de deficiência e comprovante que conste cargo ocupado e horário de trabalho, caso tenha declarado a ocupação de outro cargo.