00:00:00

UERR

Situação do campus da UERR, em Baliza, preocupa Luciano Castro.


 

Prédio da UERR preocupa
 
O campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR), em São João da Baliza, enfrenta problemas de manutenção. Inaugurado em maio de 2011, o prédio da universidade está com infiltrações em vários lugares e com a rede elétrica prejudicada. Por sua vez, os acadêmicos se ressentem da falta de internet no laboratório de informática para fazer pesquisas. O deputado federal Luciano Castro (PR-RR) visitou as instalações da UERR em Baliza, no feriado do Dia do Trabalhador (1ºde Maio), e conferiu as dificuldades enfrentadas pelos universitários.
 
Sem recursos para pequenos reparos, a direção do campus não pode fazer nada. Os cerca de 250 alunos se mostram queixosos da situação precária a que estão submetidos. O professor Carlos Eduardo Moura da Silva, diretor do campus, afirma que os problemas de infraestrutura prejudicam a aprendizagem dos acadêmicos. Como se não bastasse a deterioração do prédio, o espaço ainda está sendo dividido com os alunos da Escola Estadual Ricardo de Macêdo, que passa por reforma há quase dez meses.
 
“A falta de internet prejudica muito os alunos, pois eles não têm como fazer suas pesquisas”, diz Carlos Eduardo, salientando que o laboratório de informática é pouco visitado exatamente por falta de conexão à rede mundial de computadores. “A chegada da internet facilitaria muito o aprendizado dos acadêmicos”, frisa o diretor. Ele conta que foi aberta uma licitação para instalar internet no campus, vencida pela operadora Oi. No entanto, a empresa apresentou um orçamento muito alto e inviabilizou o projeto. Agora deverá ser aberto novo processo licitatório. 
 
Outro problema apresentado pela direção e pelos estudantes foi o pequeno acervo da biblioteca, que já não atende as necessidades dos estudantes. O professor Carlos Eduardo busca alternativas para ampliar a quantidade de livros disponível. O deputado Luciano Castro sugeriu que ele requisite livros da Biblioteca Nacional, pois a instituição costuma atender a pedidos de instituições de ensino superior. 
 
Castro disse que é importante que o Governo do Estado destine recursos para a manutenção do campus da UERR em Baliza, pois a direção está de mãos atadas sem poder fazer nada para atender à demanda dos estudantes. “É importante que o governo olhe para a Universidade Estadual como um centro acadêmico de excelência. Esse prédio está se deteriorando, devido à falta de manutenção”, observou, salientando que a UERR é uma referência e merece ser tratada como tal. 
 
O parlamentar afirmou ainda que a reitoria da UERR não faz mais pelo campus de Baliza por causa da falta de recursos para a manutenção dos campi nos municípios interioranos. Na sua opinião, o governo estadual precisa liberar recursos destinados para a manutenção dos prédios. “Aqui em Baliza nós sentimos que o diretor e os funcionários lutam para manter esse prédio, mas há muitas dificuldades por causa da falta de recursos”, concluiu Luciano Castro.
 

Últimas Postagens