A Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura em Roraima (SFPA/RR) e a Caixa Econômica Federal (CEF) promoveram na última terça-feira, dia 30, no auditório da Superintendência da Caixa, uma reunião com vários representantes da classe pesqueira e autoridades. No encontro, foram abordados os procedimentos para o acesso a linhas de crédito de alguns programas do Governo Federal.
A iniciativa teve como objetivo apresentar aos participantes, projetos que podem beneficiar a classe pesqueira. Além disso, orientá-los sobre os critérios e exigências que devem ser observados para o acesso aos serviços disponibilizados pela Caixa.
Na oportunidade, o corpo técnico da CEF explicou todos os procedimentos legais sobre os Programas: Minha Casa Minha Vida Rural (PNHR) e Minha Casa Minha Vida Entidades. Também foi tratado sobre linha de crédito (Micro Crédito).
Segundo o Superintendente da SFPA/RR, Marcos Jorge de Lima, o seminário foi de grande importância para os pescadores. “Acredito que esse estreitamento entre a Caixa e os pescadores trará vários outros benefícios, como por exemplo, o acesso aos recursos do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, os quais já estamos discutindo com a Caixa para implementação em Roraima, bem como o Programa Minha Casa Minha Vida Entidades que tem como objetivo atender as necessidades de habitação da população de baixa renda nas áreas urbanas, garantindo o acesso à moradia digna com padrões mínimos de sustentabilidade e segurança. Assim como o Programa Nacional de Habitação Rural que objetiva possibilitar também ao piscicultor/agricultor familiar ou ao pescador o acesso à moradia digna.” ressaltou o superintendente.
De acordo com o Gerente Regional da Caixa, Lamarck Rodrigues Mangueira, os pescadores também serão orientados sobre os programas. “Realizaremos visitas nas entidades pesqueiras, de cada município, para explicar também aos associados os benefícios e suas obrigações e como funcionam todos os programas,” disse.
O encontro foi uma oportunidade para os representantes dos pescadores ficarem bem informados sobre os projetos existentes e que podem beneficiar os seus associados.
Estiveram presentes os representantes das Colônias de Pescadores, Associações e Sindicatos do Estado, como também da Federação das Colônias de Pescadores e Piscicultores de Roraima (FECOPEPERR) e da Federação dos Sindicatos de Pescadores Artesanais, Profissionais, Piscicultores e Trabalhadores na Pesca (FEPERR).