00:00:00

Infectologia

Inscrições abrem na próxima segunda-feira


 

 
 
As inscrições para a segunda Jornada de Infectologia abrem segunda-feira (06). O evento pretende discutir sobre a prevenção de infecção hospitalar com uma visão transdisciplinar. Os profissionais e acadêmicos da área de saúde podem confirmar a participação no Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, do Hospital Geral de Roraima (HGR), das 8h às 11h30 e das 14h às 17h.
A taxa única da Jornada é de R$ 20,00. Será mais de 10 palestras proferidas por especialistas locais e de outros estados do país. O auditório do Conselho de Medicina de Roraima (CRM), nos dias 16 e 17 de maio, na parte da manhã e tarde será palco dos debates. A expectativa de público é de 200 participantes.
Debater sobre o perfil microbiológico dos germes isolados no estado, novas tecnologias no manejo de feridas, a importância da higienização das mãos e implementação e adesão deste ano serão alguns dos assuntos debatidos nos dias de evento. A Jornada está prevista para ser encerrada com a palestra “Panorama da Infecção Hospitalar no Brasil”, proferida pela doutora especialista Heiko Santana, da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) do Distrito Federal.
A especialista versará sobre a determinação do Ministério da Saúde (MS) quanto a segurança do paciente. O objetivo é prevenir e reduzir a incidência de erros e falhas durante o atendimento e internação de paciente nas redes pública e privada. “Por essa razão estamos colocando esse tema na nossa programação, por se tratar de um compromisso prioritário com a qualidade do serviço prestado à população”, frisou a infectologista Waldemarisa Gomes, presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HGR,
Para prevenir essas ocorrências, o Ministério e Anvisa tornam obrigatório que todos os hospitais do País montem equipes específicas – chamado de Núcleo de Segurança do Paciente - para aplicar e fiscalizar regras sanitárias e protocolos de atendimento que previnam quanto a falhas de assistência. Este núcleo funcionará como referência dentro de cada instituição na promoção de um cuidado seguro e também na orientação aos pacientes, familiares e acompanhantes. “A doutora vem explicar para os profissionais como será implementado nos estados brasileiros”, afirmou.
De acordo com Waldemarisa, estudantes, residentes e profissionais de saúde devem participar, pois todos terão a oportunidade de tirar dúvidas. Profissionais terão a chance de trocar experiências com médicos de outras localidades. Os estudantes vão adquirir mais conhecimento multidisciplinar, bem como a população que será beneficiada durante o atendimento, pois os profissionais estarão mais preparados para recebê-los.
O simpósio é organizado pelo serviço de infectologia do HGR, Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau) e conta com o apoio do CRM-RR, Cooperativa Brasileira de Serviços Múltiplos de Saúde e Conselho Regional de Enfermagem de Roraima. 

Últimas Postagens