Gestantes serão tratadas
Um dos cuidados na gravidez é com a saúde bucal, a futura mamãe deverá ter mais atenção à sua saúde bucal e, posteriormente, a do seu bebê. Como incentivo, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) oferecerá, a partir do dia 12, domingo, Dia das Mães, um consultório odontológico para atender, exclusivamente, as gestantes internadas da unidade.
Por enquanto, será um profissional exclusivo atendendo no consultório, mas a proposta é a unidade manter dois plantonistas. Os atendimentos serão agendados de segunda a sexta-feira. A previsão é de realizar, pelo menos, 20 atendimentos por dia, no período vespertino e matutino.
Juntamente com a inauguração do espaço odontológico, as gestantes e servidores contarão, em uma ação educativa. Haverá distribuição de escova e creme dental. As mulheres serão orientadas, ainda, sobre a importância da amamentação para a saúde bucal do bebê.
Segundo Kátia Cilene, odontóloga do HMI, o ato de mamar no peito ajuda fortalecer os músculos da face do bebê, a falar melhor, além de desenvolver os ossos dos maxilares, bem como o alinhamento dos dentes. “Estamos vendo a possiblidade de realizar palestras de sensibilização. Uma delas seria quanto aos malefícios causados ao uso de mamadeiras”, mencionou.
A dentista explicou que muitas mães chegam à unidade com problemas periodontais, ou seja, com inflamação na gengiva, dores de dente ocasionado por uma cárie, entre outras inflamações. “Uma cárie ou alguma infecção bucal, pode desencadear a um parto prematuro. As mulheres precisam ter um cuidado redobrado com a higiene bucal”, alertou.
Segundo Kátia para quem está pensando em engravidar, é recomendável ir ao dentista e resolver todos os problemas bucais, antes de ficar grávida. “Ao marcar uma consulta ao dentista, não deixe de informá-lo que está grávida”, aconselhou.
Ainda conforme Kátia, uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gestação. “O período entre o quarto e o sexto mês gestacional é o mais indicado para visitas ao dentista. Porque os três primeiros meses são os mais importantes no desenvolvimento da criança, a não ser que sejam absolutamente necessários”, argumentou Kátia.