Os internos que cumprem pena no sistema prisional do Estado poderão participar do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja 2013), que acontece no próximo mês em todo o país.
Para participar das provas que serão realizadas no dia 14 de maio, é necessário que o aluno tenha realizado a sua inscrição em uma das cinco unidades prisionais estaduais.
O exame, referente às disciplinas do ensino fundamental, será composto por quatro provas objetivas e uma redação e acontece durante o dia todo. No período matutino (08h às 12h) serão realizadas as provas de Ciências Naturais e História e Geografia. Pela parte da tarde (14h às 18h) serão feitas as avaliações de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática.
O Instituto Nacional de Exames e Pesquisas (INEP) é o órgão responsável pelo certame e em cada unidade prisional, o Departamento de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania da Sejuc (DJDHC), disponibilizará uma equipe que irá aplicar as provas e orientar os alunos.
Ao todo foram inscritos 68 reeducandos e as provas serão aplicadas nos locais onde os internos estudam diariamente, dentro de cada UP.
Para que o certame pudesse ser ofertado aos internos que hoje se encontram privados de liberdade nas Unidades Prisionais estaduais, foi assinado um Termo de Adesão entre os gestores da Sejuc e o Inep.
Segundo o secretário da Sejuc, Eliéser Girão Monteiro Filho, o Estado tem o dever de oferecer uma educação de qualidade a todos os cidadãos, bem como todos os meios de se chegar a ela. “Se essas pessoas cometeram delitos, estão pagando por seus erros. Nossa preocupação é que saiam capacitadas e que esse período de reabilitação seja produtivo. É importante que ofereçamos uma perspectiva de vida melhor para esses indivíduos que de alguma forma atualmente se encontram excluídos”, disse.
Os gabaritos das provas estarão disponíveis no Portal do INEP (www.inep.gov.br) no dia 17 de maio e o resultado oficial somente será divulgado no dia 10 de julho.
ENCCEJA
O Encceja é uma avaliação para aferição de competências, habilidades e saberes de jovens e adultos em nível de conclusão do Ensino Fundamental e também possibilita a certificação de conclusão dos estudos. Além disso, o Exame também tem uma série de objetivos, entre eles, a correção de fluxo escolar, construção de uma referência nacional de autoavaliação de jovens e adultos, a constituição de parâmetros de autoavaliação do participante visando à continuidade de sua formação e posterior inserção no mundo do trabalho, entre outros.