Há 2 dias do encerramento do prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda pessoa Física, a Receita Federal contabilizou até agora mais de 39 mil declarações recepcionadas, de um total esperado de 51000 declarantes.
A Receita Federal alerta aos contribuintes que ainda não entregaram a declaração, que se antecipem e declarem o quanto antes, a fim de evitar atropelos na reta final que podem ocasionar erros na informações gerando com isso a possibilidade da declaração ficar retida em malha.
Malha Fina: É o processo pelo qual a Receita Federal efetua o cruzamento dos dados disponíveis em seus sistemas, objetivando detectar inconsistências da declaração do imposto de renda pessoa física - IRPF, atuando como filtro no sentido de inviabilizar a restituições indevidas, bem como, quando necessário no aprofundamento das investigação sobre o contribuinte que teve sua declaração retida em malha.
O contribuinte tem até às 23h59m59s do dia 30 de abril para fazer a sua declaração. A Receita Federal informa que está preparada para receber até 3,5 milhões de declarações por dia. Mesmo assim, o órgão recomenda aos contribuintes que não deixem para entregar a declaração na última hora.