Beleza e garbo nos jogos
Pela segunda vez consecutiva, a Universidade Federal de Roraima (UFRR 1) é a campeã geral dos Jogos Universitários Indígenas de Roraima com 340 pontos. O evento foi encerrado na tarde deste domingo (28).
Em segundo lugar, ficou a Universidade de Brasília (UNB), com 255 pontos. A instituição participou pela primeira vez da competição. Na terceira colocação ficou a equipe UFRR 2 com 175 pontos.
Os Jogos são realizados pela Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER), com o apoio do Exército Brasileiro. O general Jaborandy, comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, disse que é muito importante apoiar eventos como estes.
“Dentro do nosso contexto, onde temos o Exército integrado com a sociedade e onde o índio integra essa sociedade, é muito importante para nós um evento onde a comunidade indígena realiza uma atividade saudável que é a prática esportiva. Estaremos sempre apoiando este tipo de iniciativa”, destacou o general.
Toda a competição foi realizada na estrutura do Exército. O evento contou com 130 participantes, sendo Universidade Federal de Roraima - UFRR (59 atletas), Universidade Estadual de Roraima - UERR (15), Universidade de Brasília – UNB (18), Faculdade Cathedral (04), e o Exército como convidado, participa com 34 atletas.
As modalidades disputadas foram: arco e flecha; cabo de guerra, corrida de tora (indígenas) e queda de corpo e futebol society (não indígenas), disputadas nos naipes masculino e feminino.
Para a presidente da FUER, Elaine Morellato, a segunda edição da competição foi coroada com a participação de outros Estados da federação. “Contamos com a participação de atletas de Brasília e também de convidados do Mato Grosso, o que demonstra o crescimento do evento”, disse Elaine.
Ela reforçou que a principal intenção dos jogos é a integração. “Queremos quebrar paradigmas e proporcionar a integração entre os universitários indígenas. Quero ainda aproveitar para agradecer imensamente o apoio incondicional do Exército, que disponibilizou estrutura e pessoal para a realização do evento”, destacou a presidente.
RESULTADOS
No arco e flecha, no naipe feminino, a UFRR levou a melhor conquistando o primeiro e o segundo lugar com as atletas Mirian Gabriela Gregório Braga e Malena da Silva Santiago, respectivamente.
Já no naipe masculino, a equipe do Exército conquistou os dois primeiros lugares com os atletas Raul Yanomami (1º lugar) E Xaporita Douglas Yanomami (2º lugar).
Na queda de corpo disputada apenas no naipe masculino, a UFRR conquistou o primeiro lugar com o atleta Josias Batista da Silva e na segunda colocação, ficou o atleta Francisco Neto da UERR.
Já na corrida de tora que consiste em um revezamento de quatro atletas com um tronco, sendo que no naipe masculino o tronco pesa 50kg e no feminino, o 30kg, a equipe do Exército conquistou o primeiro lugar, como tempo de 1’32”75. O segundo lugar ficou com a equipe da Universidade de Brasília (UNB) com o tempo de 1’38”,00.
Já no feminino, a equipe da UFRR levou a melhor e ficou em primeiro lugar com o tempo de 2’01”12. Na segunda colocação ficou a equipe da UNB com o tempo 3’18’82. Ana Rose é estudante da UFRR e atleta da modalidade da corrida de tora e futebol society.
Ela disse que ficou muito feliz por, mais uma vez, ter garantido a medalha de ouro para sua instituição. “Ano passado nós ficamos em primeiro lugar, na corrida de tora, e este ano novamente ganhamos. É muito gratificante, estamos muito felizes com o evento que ajuda na valorização da nossa cultura”, frisou a atleta.
No futebol society, no masculino, em primeiro lugar ficou a equipe da UFRR 1, na segunda colocação, a equipe UNB, seguida da UFRR 1. No feminino, a UFRR também levou a melhor conquistando o primeiro e o segundo lugar e em terceiro ficou a equipe da UNB.
E no cabo de guerra, vitória também da UFRR, que no naipe feminino conquistou o primeiro e o segundo lugar, em terceiro ficou a equipe da UNB. Já no masculino, a vitória ficou com a equipe do Exército. Em segundo lugar ficou a UNB e na terceira colocação, a UFRR.
A FUER conta com o apoio da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), Exército (12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, 10º Grupo de Artilharia e Campanha de Selva – GAC, 1ª Brigada de Infantaria de Selva - 1º BIS e 7º Batalhão de Infantaria de Selva – 7º BIS), Governo do Estado de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, e patrocínio de Cacau Show, Jornal Folha de Boa Vista, Toli e BV Formaturas.