00:00:00

Internet

Núcleos de telessaúde serão implantados em Roraima.


 

Computadores ajudarão saúde 
 
Núcleos de Telessaúde serão implantados em Roraima. Profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e Universidade Federal de Roraima (UFRR) vão iniciar em maio, visitas aos municípios de Rorainópolis, Mucajaí e Pacaraima. Os três funcionarão como unidades polos. A ideia é que haja núcleos em todos os municípios de Roraima. Biblioteca virtual, educação permanente e oferta da segunda opinião de um profissional de saúde são as ferramentas de auxílio ofertadas pelo programa aos profissionais de saúde.
Equipamentos, como computadores e telões já estão no estado. Eles serão encaminhados às unidades conforme as implantações do serviço. De acordo com o coordenador do Curso de Medicina da UFRR, Antonio Sansevero, em Rorainópolis, Mucajaí e Pacaraima, os profissionais da secretaria e universidade farão, em maio, a análise situacional da rede nos três municípios. Eles serão os primeiros municípios a receber os serviços.
Os núcleos funcionarão como uma ferramenta de auxílio aos profissionais de saúde, em especial, para os que atuam em localidades distantes. Por isso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) terão de instalar computadores com acesso à internet. Assim, os médicos poderão, quando acharem necessário, pedir a opinião de outro profissional sobre o caso em atendimento.
Serão centrais de teleambulatórios. Sansevero explica que com a implantação dos núcleos, haverá redução significativa no número de encaminhamentos aos especialistas, principalmente, para as áreas de dermatologia, endocrinologia e cardiologia. “Caso o paciente necessite ser avaliado por um dermato, o médico poderá fotografar o local que precisa de tratamento, informar os sintomas ao especialista e acionar o especialista” exemplifica.
Com isso, a maior parte dos problemas poderá ser resolvida na rede primária. Hoje, quem precisa de atendimento médico especializado no interior de Roraima tem de se deslocar para a Capital, Boa Vista. Assim, pretende-se diminuir o número de viagens realizadas pelos pacientes para consultas. Casos simples poderão ser resolvidos ainda nas UBSs. Além disso, haverá um banco de perguntas e respostas mais frequentes e uma biblioteca virtual.
Em Roraima, os profissionais estão estudando a possibilidade de manter médicos residentes no polo de saúde da UFRR. Seria um trabalho integrado com a residência médica. Esses profissionais ficariam disponíveis no Centro que funcionará na universidade. Eles terão acesso aos outros centros do país e aos especialistas. Inicialmente, eles ficarão disponíveis em horário comercial. Com o tempo, o serviço deverá funcionar 24h, integrado a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Últimas Postagens