00:00:00

Competição

Jogos Universitários Indígenas deRoraima terá participação de 130 atletas.


 

Jogos indígenas começam hoje
 
esta sexta-feira (26) começam as competições da segunda edição dos Jogos Universitários Indígenas de Roraima. A abertura oficial do evento será às 19h, no 7° Batalhão de Infantaria de Selva (BIS). Os Jogos são promovidos pela Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER) em parceria com o Exército Brasileiro.
 
Na cerimônia de abertura haverá o desfile das equipes participantes, momento cívico, juramento dos atletas e dos árbitros e também será acesa a pira olímpica, com o fogo simbólico dos jogos. Na cerimônia também haverá apresentação de um ritual indígena.
 
Participam desta edição dos jogos, 130 atletas das seguintes instituições: Universidade Federal de Roraima - UFRR (59 atletas), Universidade Estadual de Roraima - UERR (15), Universidade de Brasília – UNB (18), Faculdade Cathedral (04), e o Exército como convidado, participa com 34 atletas.
 
Após a cerimônia de abertura, começa a primeira prova da competição: corrida de tora. No sábado (27) pela manhã, a partir das 9h começam os jogos de futebol society e também a prova de arco e flecha. Já no sábado à tarde a partir das 14h, será realizada a queda de corpo.
 
Também no sábado (27), será realizado das 8h às 12h e das 14h às 18h, o minicurso “Direito Desportivo – Processo Célere – teoria e prática”, que será ministrada pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal (TJDU/DF), Leandro Almeida Damas de Oliveira. A palestra será no auditório do Exército e irá contar com a apresentação de um julgamento.
O evento é voltado para alunos dos cursos de Direito, atletas e pessoas interessadas na área de Justiça Desportiva. As inscrições poderão ser realizadas no dia do evento, ao preço de R$ 20.
 
No domingo (28), a partir das 9h serão realizadas as finais do futebol society e paralelo aos jogos ocorrerá a prova do cabo de guerra. A presidente da FUER informou que está tudo pronto para a competição. 
“Estamos trabalhando para que seja uma excelente competição. Lembrando que a parceria com o Exército está sendo fundamental para a realização deste evento”, destacou Elaine Morellato, presidente da FUER.
 
A presidente reforçou ainda que o evento ganhou credibilidade e hoje conta com a participação de atletas da UNB e ainda receberá como convidados, o Assessor Especial de Assuntos Indígenas do Estado de Mato Grosso, Carlos Lourenço Hayashida e Alexandre Reis Bregunci, Assessor da Superintendência de Assuntos Indígenas, ambos representando o vice-governador do Estado do Mato Grosso, Chico Daltro.
 
Em Roraima, eles irão participar como observadores do evento, com a intenção de conhecer toda a estrutura da competição, desde a parte logística, e técnica, à arbitragem, participação dos atletas e demais atividades do evento.
 
Para os Jogos Universitários Indígenas, a FUER conta com o apoio da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), Exército (12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, 10º Grupo de Artilharia e Campanha de Selva – GAC, 1ª Brigada de Infantaria de Selva - 1º BIS e 7º Batalhão de Infantaria de Selva – 7º BIS), Governo do Estado de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, e patrocínio de Cacau Show, Roraima Adventure, Jornal Folha de Boa Vista, Toli e BV Formaturas.

Últimas Postagens