Brasília – Em pronunciamento no plenário do Senado nesta quinta-feira ( 25), o vice-presidente do Senado, Romero Jucá (PMDB/RR), cobrou do governo federal providências urgentes para acabar com os constantes apagões e falhas no fornecimento de energia elétrica em Boa Vista e também no interior de Roraima. Jucá conversou com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e com a diretoria da Eletronorte.
Roraima ainda não faz parte do Sistema Interligado Nacional e recebe desde 1997 energia da Venezuela através de acordo firmado com o Brasil.
Romero Jucá alertou para o risco de colapso energético em vários municípios roraimenses, inclusive na capital Boa Vista. “ Isso nos deixa bastante apreensivos com os indesejáveis desdobramentos dos sucessivos apagões para a economia e a população do Estado. Temos, com efeito, de agir de forma célere para suprir as deficiências de fornecimento de energia e reverter o instável quadro atual”, disse ele.
O parlamentar lembrou que a conclusão da Linha Tucuruí, interligando Manaus a Boa Vista, está estimada para o ano de 2015, se não ocorrerem atrasos no cronograma da obra.
“ Precisamos, diante desses fatos, dobrar a capacidade de geração do parque termoelétrico de Boa Vista, de modo a ampliar em 60 megawatts a energia produzida e o governo federal se comprometeu em resolver o problema com urgência”, disse Romero Jucá.