Anchieta e Teresa contra inverno
O governador José de Anchieta e a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, se reuniram com imprensa, no final da manhã desta quarta-feira (24), e apresentaram um Plano Conjunto de Ações Preventivas para o Inverno de 2013.
A apresentação do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil ocorreu na Sala de Reuniões da Prefeitura de Boa Vista e contou com participação de secretários de Estado e do município, além de gestores da segurança pública.
O governador destacou que, conforme as previsões meteorológicas para este ano, o período das chuvas em Roraima não será muito severo, mesmo assim, governo e a prefeitura chegaram a um consenso sobre o planejamento de ações, para atender as necessidades, principalmente, das comunidades localizadas em áreas de risco.
Anchieta falou ainda sobre os transtornos em alguns pontos da capital em razão da execução de diversas obras de infraestrutura que estão em andamento.
“Sabemos que, com a chegada das chuvas, os transtornos em razão das obras de saneamento básico, que deixam nossas ruas cortadas, pioram ainda mais o nosso dia a dia, mas precisamos ter a consciência da importância dessas obras para o futuro de nossa capital”, afirmou.
José de Anchieta justificou a necessidade da execução das obras de drenagem e expansão da rede de esgoto e de abastecimento de água da cidade de Boa Vista, devido ao crescimento populacional dos últimos anos. Ele destacou que com esse aumento do número de moradores, novos bairros foram criados e mais ruas foram pavimentadas, sem que houvesse a preocupação ou mesmo recursos para realização dessas obras.
“Não vamos discutir a quem cabe a responsabilidade por obras que não foram feitas. Vamos falar em soluções. Governo e prefeitura estão trabalhando juntos com a aprovação de mais de 86% da população. Estão em andamento obras de drenagem pluvial, de ampliação da rede de abastecimento de água e de esgoto e de recapeamento de mais de 170 km de ruas. Sabemos que isso causa alguns transtornos, porém temos que entender que essas obras são necessárias para o nosso futuro”, explicou.
A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, pediu para que a população também faça sua parte, não depositando entulhos nas ruas, fora do cronograma de recolhimento da prefeitura.
Ela falou que, mesmo estando há pouco tempo na administração municipal, diversos problemas estão sendo resolvidos, para que a população não fique desassistida dos serviços públicos, em razão do fim dos contratos com algumas empresas.
Uma das principais preocupações da administração municipal é a coleta de lixo doméstico e de galhadas.
“Nossas equipes já recolheram mais de 56 mil toneladas de galhadas e de entulhos, em 25 bairros de nossa cidade. É complicado ver que as pessoas não têm consciência com relação à limpeza urbana, pois já observamos que, menos de uma semana após nossas equipes recolheram as galhadas, em certos bairros, a população voltou a depositar entulhos nas ruas”, afirmou Teresa.