Recursos para cultura na Amazônia
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu em audiência, no início da noite desta terça-feira (23), os deputados Luciano Castro (PR/RR), Sibá Machado (PT/AC), César Halum (PSD/TO) e Arnaldon Jordy (PPS/PA). Na reunião, que também contou com a participação de técnicos e assessores, os parlamentares, da região Norte, cobraram mais recursos para a cultura na Amazônia. Entre as reivindicações levadas para a ministra que comanda a Cultura, está o aumento do Fundo Nacional de Cultura, na região, que hoje é de 0,6% para 2%.
"Ficou acertado a realização de umencontro de secretários de cultura, não só dos estados, mas também das capitais, com a participação da ministra, no próximo mês de junho ou julho. E a ideia é que o fórum possa acontecer em algum estado da região Norte. Vamos fazer um debate mais amplo afim de dar prioridade à cultura de nossa região, que é muito rica, mas pouco divulgada e apoiada", disse Luciano Castro.
Marta Suplicy afirmou que está fazendo um levantamento das emendas parlamentares na área da cultura. Segundo Luciano Castro a ministra garantiu que as emendas de caráter individual terão prioridade. Apenas um estado da região Norte apresentou emenda de bancada, que é o Amapá. Os demais tem emendas individuais que terão o tratamento e a prioridade que for estabelecida pelo Palácio do Planalto, acrescentou o deputado.
Na saída do encontro, realizado no gabinete da ministra, o deputado afirmou em entrevista à Rede Tropical que um dos projetos prioritários para Boa Vista, é a realização da festa junina, um evento tradicional que faz parte do calendário da capital de Roraima. “Somos parceiros da prefeita Teresa Surita e vamos buscar recursos e apoio para a realização do maior evento popular de nosso estado, que será realizado de 15 a 23 de junho".