Campos Novos brinda asfalto
O governador José de Anchieta aproveitou a festa em comemoração aos 17 anos da vila de Campos Novos, em Iracema, neste fim de semana, para entregar oficialmente aos moradores da comunidade os 30 km de asfalto que ligam aquela vila a Rodovia Estadual 325 em Mucajaí.
O asfaltamento da vicinal de Campos Novos faz parte da primeira etapa do projeto desenvolvido pelo governo do Estado que contempla asfaltar 200 km de estradas vicinais com grande produtividade em diversas regiões de Roraima.
A obra iniciou em 2010 e o governo do Estado gastou aproximadamente R$ 20 milhões para concluir o asfalto e a sinalização.
A comunidade agrícola de Campos Novos é uma das mais produtivas de Roraima com destaque para o cultivo da banana, que abastece o mercado local e boa parte é exportada para o Amazonas.
A agricultora Maria Reis, uma das mais antigas daquela região, disse que o momento é de alegria e de realização para toda a comunidade de Iracema. Ela conta que há algum tempo os moradores de Campos Novos demoravam até um dia para chegar a Boa Vista e no período chuvoso a comunidade ficava isolada devido às péssimas condições da estrada.
Para Maria o asfalto vai trazer desenvolvimento à região e gerar riqueza para os produtores rurais. “Hoje estamos realizando um sonho. Poucas pessoas acreditavam que um dia o asfalto fosse chegar à vila. Hoje este sonho é realidade. Nossas terras vão valorizar e vamos poder investir na agricultura”, comemorou.
O prefeito de Iracema, Harisson Nakashima, disse que a estrada vai representar um novo momento para os produtores rurais daquela região, que terão a valorização natural de suas terras e poderão escoar seus produtos com facilidade.
“Esta comunidade, que é uma das mais produtivas de Roraima, terá um benefício imenso com a construção desta estrada. As terras serão valorizadas e a agricultura vai triplicar a sua produção, já que não teremos dificuldades para escoar a produção”, destacou.
O deputado Federal Luciano Castro anunciou durante a solenidade que nos próximos dias os moradores de Campos Novos serão beneficiados com uma emenda parlamentar, de sua autoria, no valor de R$ 2,2 milhões, que serão investidos na urbanização da comunidade.
“Os benefícios não cessam com o asfaltamento. Nos próximos dias vamos começar uma obra para a construção de meio-feio, calçadas e sarjetas que vão deixar a vila urbanizada e trazer segurança e saúde a população”, explicou.
Anchieta destaca ações integradas na infraestrutura do Estado - Em seu discurso o governador José de Anchieta pontuou os investimentos que seu governo está fazendo no setor primário de Roraima. De acordo com ele as ações integradas vão preparar o Estado para um crescimento do setor produtivo nos próximos anos, sem precedentes na história de Roraima.
O governador destacou a chegada do programa Luz para Todos em mais de nove mil propriedades rurais e anunciou que o programa vai atender, nos próximos meses, outras cinco mil famílias.
Anchieta ainda citou a regularização fundiária das terras, que vai trazer ao produtor rural a segurança jurídica necessária para que eles possam buscar investimentos junto às instituições financeiras no sentido de ampliar a produção, seja no cultivo de grãos, fruticultura, pecuária ou piscicultura.
“Com o documento de posse da terra em mãos, os produtores podem melhorar a sua lavoura ou o seu rebanho. Esta é uma realidade com os títulos definitivos das terras que vamos entregar nos próximos dias. Aqui mesmo em Campos Novos milhares de produtores serão beneficiados”, explicou.
O governador também falou sobre a mudança na matriz energética de Roraima com a integração do Estado ao sistema nacional de energia elétrica com a chegada do Linhão de Tucuruí, que está previsto para ser concluído em 2015.
“Prevendo a chegada do Linhão de Tucuruí estamos preparando os municípios com o linhão de 69, que vai deixar todas as cidades de Roraima preparadas para a integração ao sistema nacional de energia elétrica. Este é outro investimento que trará benefícios imensos para quem vive da produção rural”, complementou.
Sobre o programa de asfaltamento de vicinais, o governador disse que a primeira etapa deste projeto, que tinha como meta asfaltar 200 km, é uma realidade. Além de Campos Novos, ele citou as vicinais das Serras Grande I e II no Cantá, vicinal do Itã em Caracarai, vicinal 26 que liga São João do Baliza a Nova Colina, em Rorainópolis, vicinal que liga Alto Alegre a Samaúma, em Alto Alegre.
Anchieta explicou que, por meio do Programa Roraima Integrado (PRI), vai asfaltar outros 170 km de vicinais que já tiveram as obras iniciadas, a exemplo do Paredão em Alto Alegre, São Francisco no Bonfim e a ligação das vilas da Penha e Samaúma em Mucajaí.
“São ações concretas que adotamos para que o setor primário tenha a infraestrutura necessária para produzir em grande escala. Temos que mudar economicamente o nosso Estado e vamos conseguir na medida em que tenhamos um setor produtivo forte que possa gerar emprego e renda” conclui Anchieta.