00:00:00

Lethen

Autoridades de Roraima e da Guiana tratam sobre segurança na fronteira.


 

Discussão sobre fronteira
Durante todo o dia de amanhã, 23, os integrantes da Câmara Temática do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), estarão reunidas com as autoridades guianenses para tratar sobre a segurança na fronteira. A reunião vai acontecer no Centro de Administração Regional, da Região 09 Roponuni, em Lethen, na Guiana Inglesa, a partir das 9 horas.
 
De acordo com o presidente do GGI e secretário de Segurança Pública de Roraima, Francisco Sá Cavalcante, a reunião é de entendimento técnico entre a região fronteiriça de Roraima e a Guiana.
 
Tem por objetivo apresentar a estrutura do GGI, seu funcionamento e, também, fortalecer e articular as relações e as políticas de Segurança Pública da Fronteira, frente ao Plano Brasil Fronteira e da Estratégia Nacional de Segurança na Fronteira (Enafron).
 
“Nós temos pequenos problemas na área de Segurança Pública na fronteira com a Guiana, dentre eles destacamos o tráfico de drogas, o descaminho, tráfico humano, a delinquência juvenil. Existem avanços na discussão com autoridades guianenses, mas acreditamos que a reunião de Lethen vai consolidar nossas ações”, disse.
 
Sá Cavalcante destacou que uma ação paradiplomática permitiu recentemente que 24 motocicletas furtadas e/ou roubadas em Boa Vista e levadas para Guiana fossem apreendidas e estão em processo de devolução.
 
“É um avanço e que se deve principalmente ao empenho da cônsul da Guiana. Estamos envidando esforços para que possamos reaver outros veículos apreendidos no País vizinho e essa reunião é de extrema importância para que tenhamos êxito nas mais diversas demandas que estaremos apresentando”, disse Sá Cavalcante.
 
Essa é a primeira vez que as autoridades do Sistema de Segurança Pública de Roraima discutem em Lethen sobre os problemas enfrentados na fronteira entre os dois países. Está previsto que representantes de 23 Instituições participem do evento. Segundo o secretário, é importante destacar a atuação do secretário de Assuntos Internacionais de Roraima, Eduardo Baima Ostreicher, que tem envidado esforços e articulado junto com as autoridades da Guiana para a realização do evento.

Últimas Postagens