00:00:00

Indígenas

UNB estará nos Jogos Universitários Indígenas de Roraima.


 

Brasília confirma presença 
            
A Universidade de Brasília (UNB) confirmou a participação na segunda edição dos Jogos Universitários Indígenas de Roraima promovido pela Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER). A competição será nos dias 26, 27 e 28 de abril no 7° Batalhão de Infantaria de Selva (BIS). A abertura oficial do evento está agendada para o dia 26, às 19h.
            
A UNB participará com uma delegação formada por 19 pessoas, sendo 18 atletas e um técnico. Os estudantes indígenas de Brasília vão competir em todas as modalidades, nos naipes masculino e feminino.
 
Antonio Macedo Dias, presidente da Associação dos Acadêmicos Indígenas do Distrito Federal, está na delegação. Indígena da etnia Kaimbé, é estudante de Agronomia da UNB e disse que está muito empolgado com o evento.
 
Todos estamos muito satisfeitos com este evento. Além de ser a primeira vez que vamos viajar para fora da nossa cidade para competir, vai ser muito bom o intercâmbio e o contato com outros indígenas universitários”, disse Antonio Macedo.
Os Jogos Universitários Indígenas são realizados exclusivamente para universitários indígenas. Entre as disputas, estão as modalidades indígenas (arco e flecha, corrida de tora e queda de corpo) e não indígenas como futebol society e cabo de guerra.
 
“Contar com a participação de instituições de outros estados demonstra que nosso evento está ganhando cada vez mais força e credibilidade”, destacou Elaine Morellato, presidente da FUER.
O evento é realizado por meio da parceria entre a FUER e o Exército Brasileiro. Roraima é o primeiro Estado do país e realizar a competição. Assim como no ano passado, as competições acontecerão na estrutura do Exército, que disponibilizará a alimentação, hospedagem e pessoal de apoio.
INSCRIÇÕES
            
As inscrições para os jogos seguem até amanhã (20) e devem ser realizadas mediante preenchimento da ficha de inscrição devidamente assinada pela Instituição de Ensino Superior (IES), apresentação do Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) e pagamento da taxa de R$ 50 reais por atleta.
            
Todas as IES receberam o regulamento e as fichas de inscrição por meio de sua Coordenação de Esportes. Os documentos também estão disponíveis no site da FUER (www.fuer.cbdu.org.br).
Para o Tenente Coronel Mercês, comandante do 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS), participar do evento representa colaborar para o desenvolvimento do esporte da região.
 
“Nossa intenção é dar continuidade a esta parceria e promover um evento ainda mais bonito que o do ano passado. Como novidade, iremos estender a participação aos indígenas de todas as nossas unidades”, destacou o Tenente Coronel Mercês. 
No ano passado, os Jogos Universitários Indígenas contaram com a participação de 217 atletas das seguintes instituições de ensino: Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual de Roraima (UERR), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR), Faculdade Roraimense de Ensino Superior (FARES), Faculdade Cathedral e Estácio Atual. Em 2012, a UFRR foi a grande campeã dos Jogos.
 
DIREITO DESPORTIVO
 
Paralelo às competições indígenas, a FUER irá ofertar o mini curso “Direito Desportivo – Processo Célere – Teoria e Prática”, que será ministrado pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal (TJDU/DF), Leandro Almeida Damas de Oliveira. O mini curso será no dia 27 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 18h no auditório do Exército e irá contar com a apresentação de um julgamento.
 
O evento é voltado para alunos dos cursos de Direito, atletas e pessoas interessadas na área de Justiça Desportiva. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na Coordenação de Extensão da Faculdade Estácio Atual ou no dia do evento, ao preço de R$ 20. Os participantes receberão certificados de 8h para fins de atividades complementares. 
 
Para os Jogos Universitários Indígenas, a FUER conta com o apoio da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), Exército (12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, 10º Grupo de Artilharia e Campanha de Selva – GAC, 1ª Brigada de Infantaria de Selva - 1º BIS e 7º Batalhão de Infantaria de Selva – 7º BIS), Governo do Estado de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, e patrocínio de Cacau Show, Roraima Adventure, Jornal Folha de Boa Vista, Toli e BV Formaturas.

Últimas Postagens