Escolas da rede pública estadual recebem a partir de hoje (19) kits de material esportivo. A distribuição inicia às 09 horas pelo governador José de Anchieta Junior na quadra de esportes da Escola Estadual América Sarmento, zona Oeste da Cidade.
Ao todo serão contempladas ao longo deste ano 361 escolas da rede pública estadual. O investimento do Governo do Estado ultrapassa R$ 329 mil e contemplará mais de 70 mil alunos.
A seleção das escolas foi baseada nos dados do Censo Escolar 2012, que observou número de alunos e condições do espaço físico das unidades escolares contempladas. Apenas 20 escolas de todo o Estado não serão atendidas nesse primeiro momento.
Foram adquiridas 1.152 bolas de borracha nos tamanhos 10, 12 e 14, respectivamente, além de 815 bolas de handebol masculino, 50 de handebol feminino, mil bolas de futebol de campo, 500 de futsal e 300 bombas de ar.
Para a fiscal do processo e professora Mestre de Educação Física, Sandra Rodrigues, a aquisição desse material esportivo contribuirá para o desenvolvimento psicossocial e cognitivo do aluno. “É um avanço para a Educação Física, uma vez que o professor terá mais estímulo para desenvolver as aulas e o aluno contará com material diversificado e oportunidade igual para todos os estudantes da rede estadual”, enfatizou.
O processo contempla também 290 redes de futebol de campo, 251 de handebol/futsal e 251 de voleibol. E ainda 200 kits de jogos de xadrez (tabuleiro e peças) e 50 relógios e 181 kits de tênis de mesa (raquetes, redes e bolas). Apenas as bolas de basquetebol e voleibol ainda não estão disponíveis para a distribuição.
A secretária de Educação e Desportos, Lenir Rodrigues, disse, que além da valorização do professor de Educação Física, os alunos terão maior incentivo para se preparem para os Jogos Escolares. “Com o material esportivo nossos alunos estarão mais preparados para as competições locais e até mesmo nacionais”, ressaltou.
Para o professor de Educação Física, Leonardo Tupinambá, a aquisição de material esportivo é de extrema importância para a disciplina por se tratar do material didático utilizado durante as aulas e as escolas estavam precisando.
“Com esse material podemos diversificar as aulas de Educação Física, bem como torna-las mais criativas e motivantes, favorecendo e facilitando o aprendizado e o desenvolvimento motor, cognitivo e o conjunto psicomotor”, avaliou Tupinambá.