00:00:00

Abastecimento

Seca provoca racionamento de água em Pacaraima.


 

Pacaraima está sem água
 
Há duas semanas, o sistema de abastecimento de água de Pacaraima ficou comprometido devido ao baixo nível das águas do igarapé, que não foi mais suficiente para encher a barragem. Agora, a água que chega às casas vem de outro ponto do igarapé, que fica dentro da reserva indígena São Marcos, na comunidade Nova Esperança, por meio de um carro pipa alugado pela CAER que faz até dez viagens do igarapé até a Estação de Tratamento de Água (ETA) por dia.
 
O abastecimento de Pacaraima, é feito de duas formas. Quatro poços artesianos atendem cerca de 40% da cidade, os outros 60% é abastecido pela água captada de um igarapé, onde fica a barragem. Essa água bruta segue até a ETA e em seguida para um reservatório que distribui para 2 mil residências.
 
Segundo Wandernaylen de Souza, agente da CAER no município, a água trazida pelo pipa, depois de tratada segue para o reservatório e só é liberada para a população pela manhã. “Ás 6 horas ligamos as bombas e a água segue para distribuição, ao meio dia desligamos para que o reservatório encha novamente e no outro dia consigamos abastecer todas as residências”, contou.
 
Quem tem caixa d’água pouco sente o racionamento. “Nessa situação precisamos que as pessoas tenham consciência e usem com responsabilidade para que não falte pra ninguém”, pediu o presidente da CAER Sebastião Sena.
 
Para isso a CAER promoveu reuniões com as autoridades locais e a população em geral, onde apresentou a situação e pediu que as pessoas não desperdiçassem água.
Para amenizar a situação nos bairros Florestal e Suapí, que ficam na região mais alta do município, a CAER deve perfurar um poço. “São localidades que a água chega com pouca pressão, e já pensando no crescimento populacional dessa área, o poço será perfurado ainda neste mês”, concluiu Esterfisson Pinheiro, diretor Comercial e do Interior da CAER.
 
Vila Central – No município do Cantá, a 32 km da capital Boa Vista, a situação é bem parecida. A seca diminuiu a vazão dos poços, reduzindo a quantidade de água. Na Vila Central a água produzida não era mais suficiente para atender a demanda e um novo poço está sendo perfurado. “Estamos com uma equipe na vila. Assim que concluírem os trabalhos, seguem para Pacaraima”, prometeu o diretor.

Últimas Postagens