Idosos recebem doações
O Abrigo Estadual de Idosos recebeu,na última quarta-feira (17), a doação de diversos equipamentos fisioterápicos. O ato faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela empresa Pedra Pintada com o Ministério Público do Trabalho.
Entre os donativos estão Aparelho de Ultrassom, Inalador Ultrasônico, Forno de Bier com Termostato, Infravermelho de Mesa e aparelho Physiotonus, que serão utilizados para auxiliar nos tratamentos fisioterápicos realizados na própria Unidade.
Os 36 idosos, com idade entre 60 e 95 anos, são atendidos conforme orientações médicas com tratamento de eletroterapia, termoterapia e fisioterapia, que auxiliam pacientes com sequelas de patologias pulmonares, neurológicas, reumáticas e traumas ortopédicos.
As aplicações terapêuticas atuam nas mais diferentes áreas com procedimentos e técnicas que têm o objetivo de avaliar, prevenir e tratar as mais variadas disfunções. Além disso, ajudam no alívio das dores, favorecem o movimento dos pacientes e melhoram a circulação e ventilação mecânica.
“Todos os equipamentos vão contribuir para o trabalho que desenvolvemos na Unidade. Nossos profissionais são qualificados e aptos para lidar com os idosos, oferecendo a eles, diariamente, a assistência necessária para o desenvolvimento de funções cognitivas e motoras, contribuindo para a qualidade de vida de vida dos moradores do abrigo”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
A unidade complementa a rede de atenção ao idoso, oferecendo o serviço de acolhimento institucional de longa permanência, no sistema de asilamento, a idosos que perderam o vínculo com a família e não possuem condições de prover a própria subsistência.
A Empresa Pedra Pintada ainda vai doar R$ 12 mil em equipamentos fisioterápicos para o Abrigo, que inclui nebulizador ultrassônico, bola bobath, barra paralela, escada em “L”, com rampa e corrimão, barra de ling com regulagem, entre outros.
Serviços – A maioria dos moradores apresenta alto grau de dependência em atividades de autocuidado. Eles são acompanhados, 24 horas, por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, cozinheiros e sociogeriatras. O Abrigo Estadual de Idosos fica localizado na Rua Pavão, nº 321 - Bairro Mecejana.