00:00:00

Ex-território

Luciano Castro intensifica negociações para votar o segundo turno da PEC 111.


 

Sarney garante apoio a PEC 111
 
A PEC 111 ganhou um apoio importante nesta quarta-feira (17). O  senador José Sarney (PMDB/AP) voltou a se manifestar favoravelmente à matéria. Quem informa é o deputado Luciano Castro (PR/RR), que foi recebido pelo ex-presidente do Senado, juntamente com a autora da PEC, deputada Dalva Figueiredo(PT/AP). 
 
Segundo Castro a reunião realizada no final da tarde foi positiva, pois Sarney reafirmou que vai trabalhar a favor da PEC junto ao PMDB e às lideranças do governo.  "As negociações com o governo continuam. Nós estivemos com o presidente Sarney pois  ele é do Amapá e uma das maiores lideranças políticas do Congresso. Conseguimos que ele se incorpore nessa luta conosco e com os servidores dos ex-territórios de Roraima e do Amapá, para que possamos conseguir votos suficientes e vencermos novamente no Plenário", afirmou o parlamentar. 
 
As negociações em torno do acordo para aprovar a proposta, em segundo turno na Câmara Federal estão sendo coordenadas pelo relator Luciano Castro, que passou o dia em reuniões no Congresso Nacional mantendo contatos políticos.
 
No Colégio de Líderes o assunto voltou a ser discutido com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), que se comprometeu a colocar a matéria em votação na próxima semana. Segundo informou Luciano Castro, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti também esteve na Câmara e conversou com ele sobre os pontos que estão sendo negociados entre o governo e os parlamentares. 
 
O relator explica que a votação da PEC foi adiada várias vezes para não comprometer a aprovação da matéria. “Quando o governo resiste em aceitar a íntegra do texto e pede para retirar artigos, a gente não sente segurança de que possamos ter os 308 votos favoráveis.” 
 
Luciano Castro disse ainda que não adianta forçar e colocar a PEC em votação sem esse apoio. “Nós temos a intenção de votar na próxima semana, mas eu não posso garantir porque depende de acordo e posicionamento do governo para que a gente possa ter tranquilidade, aprovar a proposta e conquistar a vitória que os servidores esperam”, concluiu o relator. 
 
A PEC 111 visa incorporar ao quadro em extinção do Governo Federal, os servidores dos ex-territórios de Roraima e do Amapá que tinham vínculo no período de outubro de 1988 a outubro de 1993, época da fundação e instalação dos novos estados.

Últimas Postagens