Simpósio discute Roraima
O governador José de Anchieta participou, na manhã desta quinta-feira (18), da abertura do Simpósio do Agronegócio e Cooperativismo do Estado, no auditório do Programa de Recursos Naturais (Pronat), na Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Participaram da cerimônia autoridades estaduais e representantes de cooperativas do estado e de diversas unidades da Federação, com destaque para a presença do ex-ministro da Agricultura e atual embaixador da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Roberto Rodrigues.
Em discurso, Anchieta pontuou diversos investimentos em infraestrutura, que possibilitam o aumento da produção agrícola no estado, contribuindo para a expansão da atividade cooperativista.
O governador destacou a transferência das terras da União para o Estado, que, segundo ele, foi o ato jurídico mais importante, desde a transformação do Território em Estado.
“O estado não poderia crescer e se tornar economicamente viável se nossas terras não nos pertenciam e nossos produtores não tinham condições legais de expandir suas áreas de produção. A transferência das terras trouxe nova perspectiva para tornar Roraima uma importante fronteira produtiva”, afirmou.
Anchieta citou ainda a titulação das terras; a recuperação e pavimentação de estradas; a expansão da rede elétrica para todos os municípios e os investimentos em assistência técnica, como empreendimentos fundamentais realizados por sua administração, visando ao crescimento econômico e social do estado.
Segundo o presidente do Sistema Organizações das Cooperativas do Brasil (OCB) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Sílvio de Carvalho, o Governo do Estado tem sido um parceiro fundamental e atencioso para e com as demandas cooperativistas em Roraima.
Ele destacou a sensibilidade do governador Anchieta que, atendendo uma sugestão da categoria, promoveu mudanças na Lei Nº 664, de 17 de abril de 2008, que dispõe sobre o Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado de Roraima.
“Se não fosse a atenção e a sensibilidade do governador Anchieta, essa Cooperativa e a atividade estavam fadadas a não dar certo. Graças à atenção do governador, hoje temos 20 mil pais de família trabalhando honestamente e contribuindo para o crescimento deste estado”, afirmou.
Durante a cerimônia, o governador José de Anchieta e algumas personalidades foram agraciados com a comenda “Mérito Cooperativista Tenente Carmélio Maia”, uma forma de reconhecimento àqueles que contribuíram e ainda contribuem para o crescimento e o fortalecimento da atividade cooperativista em Roraima.