A Divisão de Educação Indígena da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) contabilizou 619 inscritos para o processo seletivo que contratará 133 professores indígenas. O resultado preliminar será divulgado na tarde de quinta-feira, dia 18 de abril.
Só podem concorrer candidatos indígenas maiores de 18 anos e que possuam o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI). É exigida também a Declaração de Anuência do tuxaua e demais lideranças da comunidade indígena de acordo com a Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Dos 619 candidatos, estão inscritos para o Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) o total de 226 professores indígenas. Para o Ensino Fundamental 2 ((6º ao 9º ano), 269 docentes. Na língua materna Macuxi concorrem 56 indígenas. Wapichana tem 59 inscritos e Yanomami, seis. Nas línguas Ingaricó, dois e Yekuana, um.
A seleção será feita mediante análise curricular de caráter classificatório e avaliação de títulos. Haverá entrevista oral e prova escrita para avaliar o domínio das habilidades e competências, especialmente para candidatos da Língua Materna.
O prazo para interposição de recursos está reservado para os dias 19 e 22 de abril. O resultado final será no dia 23 e a convocação, cadastramento e lotação, dias 24 e 25 de abril.
VAGAS
Estão sendo disponibilizadas 17 vagas na modalidade de Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) e 30 vagas para a modalidade Língua Materna Indígena para atuar nas escolas localizadas nas regiões de Amajari, São Marcos, Surumu, Raposa, Serras, Serra da Lua, Taiano, e Murupú (esta última somente haverá vagas para Língua Materna).
Oitenta e seis vagas são para as modalidades de Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para atender unidades de ensino localizadas nas regiões de Amajari, São Marcos, Surumu, Raposa, Serras, Serra da Lua, Taiano, Murupú, Baixo Cotingo, e Wai Wai.
Os professores classificados terão carga horária de trabalho de 25 horas semanais, sendo 16 horas em atividades em classe e 9 horas de atividades extraclasse. Os salários variam de R$ 1.462,62 a R$ 2.031,17.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Os candidatos deverão apresentar documentos pessoais entre eles RG, RANI, CPF, comprovante de residência, Carteira de Trabalho ou PIS, títulos ou comprovantes de escolaridade, além do Curriculum Vitae.