00:00:00

Campanha influenza

Estado pretende imunizar mais de 25 mil idosos.


 

Vacinação de idosos 
 
O Estado pretende imunizar mais de 25 mil idosos em Roraima. Para sensibilizar o grupo, a abertura oficial da campanha aconteceu nesta segunda-feira (15), no Projeto Viva Melhor Idade, localizado no bairro Caranã.  Durante todo o dia, será realizada a vacinação nos idosos que participam do Projeto. A ideia é que aproximadamente 300 pessoas sejam imunizadas só hoje no local. A meta da campanha é de vacinar 80% da população do estado.
A cerimônia de abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza iniciou às 10h e contou com a presença de representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Boa Vista, secretários estadual e municipal.
Os idosos são considerados grupo de risco. Por causa da idade, a gripe deixa o sistema imunológico baixo e as pessoas mais vulneráveis a outras doenças mais complicadas, como a pneumonia, por exemplo. Isso faz aumentar o número de internações nos hospitais. Para evitar esse tipo de transtorno, a solução é prevenir.
A vacina imuniza contra a influenza e consequentemente dificulta o surgimento de outras doenças mais graves. “Todo ano eu participo das campanhas e tomo a vacina. É melhor levar uma picadinha do que pegar uma doença mais forte” disse Belindo Evangelista, 78 anos.
“Ainda existem idosos resistentes a tomar a vacina, porém representam um número mínimo em relação aos outros grupos de risco. O ideal é que todos compreendam que a vacina os deixará mais protegidos”, enfatiza Roberta Rizzo, coordenadora do Programa Nacional de Imunização.
Além dos idosos, mais sete categorias são classificadas com grupo de risco. Gestantes, trabalhadores da saúde, pacientes com doenças crônicas, indígenas, pessoas privadas de liberdade, puérperas com até 45 dias após o parto e crianças maiores de seis meses e menores de dois anos.
 No ano passado, entre os grupos prioritários, apenas o grupo dos idosos atingiram a meta da campanha. A expectativa para este ano é que também sejam atingidas as metas das demais categorias. A campanha segue até o dia 26 de abril nos postos de saúde do município.
DIA “D”
Dia 20 de abril será o dia “D” da campanha. Cerca de 400 pessoas, entre voluntários e servidores, estarão envolvidos na ação. Todos os postos de saúde estarão abertos a partir das 8h e permanecerão até às 18h para atender aos grupos prioritários
 

Últimas Postagens