00:00:00

Festival da melancia

Normandia comemora produção rural de melancia no município com muita festa.


 

Festa mostra melancia
 
Terminou na madrugada de domingo (14) a 11ª edição do Festival da Melancia de Normandia, que este ano foi incrementado com a 1ª Feira de Agronegócios, atraindo milhares de pessoas durante os três dias da festa (11 a 13). Por acreditar no potencial econômico, turístico e cultural do município, o governo estadual foi um dos patrocinadores.
 
Este ano foram criados vários espaços para exposições de artes e artesanatos, de palestras, de cursos e venda de alimentos produzidos a base de melancia. Os artistas Jaider Esbell e Carmesia Emiliano, filhos de Normandia, fizeram exposições de seus trabalhos. Esbell disse que era uma forma de colaborar com a festa e o desenvolvimento de seu município.
 
O governador José de Anchieta, ao prestigiar uma corrida de cavalos, disse que o Festival da Melancia em Normandia é importante para a economia do Estado, por incentivar o agronegócio e gerar emprego e renda ao homem do campo. “Além da questão econômica assistimos aqui a um grande evento cultural como as corridas de cavalos, o speed-way, apresentações diversas, que são a alma e o berço da cultura roraimense”, declarou o governador.
 
O prefeito de Normandia, Jairo Araújo, disse que houve uma grande mobilização para transformar o evento em um festival de porte. “Podemos dizer que foi um grande sucesso e contamos com a participação de muitas comunidades indígenas e de pessoas de diversos municípios que vieram nos prestigiar. Tivemos a parceria com o Senac, Sebrae, Senar e Caixa Econômica federal, dentre outros parceiros que vieram abrilhantar o 11º Festival da Melancia. Em 2014 faremos ainda melhor”, disse Jairo.
 
Na noite de sábado houve a entrega das premiações das corridas de speed-way, de cavalos, do maior comedor de melancia (categorias masculino e feminino), maior melancia e melhor produtor. A primeira-dama do Estado e secretária de Promoção Humana, Shéridan de Anchieta elogiou a organização de evento e parabenizou produtores e parceiros do festival. “Vocês têm em suas mãos calejadas o futuro do nosso Estado. É através do setor produtivo que Roraima será um lugar ainda melhor de se viver”.
 
O primeiro dia de festa, quinta-feira (11), foi marcado pela primeira corrida de cavalos. Contou ainda com show sertanejo, desfiles e escolha da rainha da festa, Natália Cristina Oliveira de Souza. Os shows da noite ficaram com as bandas Edson Marques, Garotões do Forró, Paçoquinha de Normandia e Forró dos Parentes.
 
Na sexta-feira houve uma grande participação de pessoas nos estandes para assistir palestras sobre empreendedorismo e manipulação de alimentos proferidas por um técnico Senac. Houve ainda apresentação de alunos das escolas municipais e estaduais com temas do cultivo da melancia. A Caixa Econômica fez palestras sobre linhas de crédito para os produtores que também aprenderam novas técnicas do cultivo da melancia, proferida pelo Senar. À tarde teve mais corrida de cavalos e à noite foi marcada com a apresentação das bandas Dupla Som, Grupo Xote Xiim, Forró do Gavião e Remela de Gato.
 
No sábado as pessoas puderam assistir a uma segunda rodada de palestras sobre empreendedorismo e manipulação de alimentos, apresentação das escolas, exposições de artesanatos indígenas, sucos e doces de melancia. Ainda pela manhã houve corrida de speed-way. À tarde teve o encerramento das corridas de cavalo e o campeonato do maior comedor de melancia. Após a entrega das premiações o público assistiu aos shows de Edson Marques, Empurra Wisk Nela, Xiado da Xinela e encerrando o Festival a banda Pipoquinha de Normandia.
 

Últimas Postagens