O Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) iniciam, nesta quarta-feira (17), das 8h às 13h, na Casa do Cidadão, localizada no bairro Senador Hélio Campos, as inscrições para o Programa Cuidar, que neste primeiro momento serão realizadas somente na capital.
Para fazer a inscrição no programa os interessados devem apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG e CPF do responsável, comprovante de residência, além da certidão de nascimento e cartão de vacina da criança.
O Programa é a mais nova política social e de saúde que será implantada em Roraima para combater os índices de desnutrição e mortalidade infantil, melhorando a qualidade de vida das crianças e proporcionando o seu crescimento saudável.
O público alvo do Cuidar são crianças com idade entre zero e quatro anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. A meta é atender 10 mil crianças com a distribuição de latas de leite em pó enriquecido com todos os nutrientes necessários para garantir o bom desenvolvimento no período infantil.
“Vamos facilitar o acesso das famílias ao leite, que é um alimento fundamental na infância. Este programa vai garantir que as nossas crianças tenham condições de crescer e se desenvolver com saúde”, explicou a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
Para cada criança acima de seis meses, cadastrada no programa, a família recebe mensalmente, quatro latas de leite em pó. No caso de crianças órfãs ou com mães com diagnóstico de HIV, a família recebe, por mês, oito latas de leite desde o nascimento até os seis meses de vida. Após esse período a criança passa a receber quatro latas.
O PROGRAMA - O Cuidar atende as orientações do Ministério da Saúde (MS) sobre o aleitamento materno exclusivo, em que a criança se alimenta apenas do leite da mãe, considerado completo e com todos os nutrientes e sais minerais necessários para o seu desenvolvimento até os seis meses de vida.
Após esse período, o programa oferece a complementação alimentar necessária para combater os índices de desnutrição e mortalidade infantil, melhorando a qualidade de vida das crianças e proporcionando o crescimento saudável.