Um total de dez alunos dos Cursos Técnicos em Eletrônica e Eletrotécnica participarão do Projeto Energia Solar Fotovoltaica na Serra do Sol, comunidade Manalai, que não dispõe de energia elétrica. A comunidade possui cerca de 200 indígenas da etnia Ingarikó.
Sob a coordenação do professor Paulo Soares, os alunos irão ministrar cursos de capacitação para os indígenas da comunidade preparando-os para o suporte e monitoramento do sistema fotovoltaico que será implantado ainda neste primeiro semestre.
O projeto de iniciativa da Fundação Nacional do Índio – FUNAI possui, dentre os principais objetivos, o fortalecimento dos conceitos de sustentabilidade ambiental, aplicação do conceito de eficiência energética, fornecimento ininterrupto de energia de qualidade oriundas de fontes de energia limpa do sol que é uma fonte inesgotável.
O projeto de Energia Fotovoltaica atenderá os seguintes ambientes: cada de farinha, malocão de reuniões, posto de saúde com radiofonia, escola, bomba para captação de água potável e irrigação.
De acordo com o professor Paulo Soares, a implementação do projeto oportunizará melhorias significativas à comunidade, pois além da iluminação, os indígenas terão acesso a computador com acesso a internet e televisão. “O projeto levará o desenvolvimento à comunidade por meio da utilização de tecnologias interativas de informação, diminuindo o isolamento e sua exclusão do mundo digital oportunizando a realização de pesquisas e projetos educacionais, inclusive com tele-educação”, relatou Soares.
Ainda de acordo com Soares, a intenção das instituições envolvidas no projeto é oportunizar sobretudo o fortalecimento da agricultura, da criação de animais e o desenvolvimento de outras atividades que dependem da energia como serviços de artesanato e marcenaria.
A viabilidade do projeto de implantação da energia fotovoltaica se dá em virtude de Roraima apresentar elevados índices solarimétricos, inclusive na região da Raposa Serra do Sol, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.