Anchieta vai ajudar futebol
O governador José de Anchieta recebeu, na manhã desta sexta-feira (12), dirigentes de federações, presidentes de clubes do futebol profissional e a imprensa no canteiro de obras do estádio Canarinho, para fazer um resumo dos trabalhos já executados na mais importante praça de esportes de Roraima. Após o café da manhã com jornalistas e dirigentes esportivos, o governador visitou a obra e explicou todos os detalhes do andamento dos serviços.
A obra de revitalização do estádio Canarinho começou há um ano e está dividida em três etapas. A primeira etapa, orçada em R$38 milhões, vai contemplar todo o projeto de urbanização externa, revitalização das antigas arquibancadas, drenagem, novo gramado, pista de atletismo e iluminação interna e externa. Esta etapa tem conclusão prevista para o mês de dezembro de 2013.
Nas 2ª e 3ª etapas, serão investidos mais R$62 milhões, para complementação do anel de arquibancadas, que vai elevar a capacidade do estádio para dez mil espectadores, além da instalação de cadeiras e placar eletrônico.
De acordo com o governador, na conclusão da primeira etapa prevista para dezembro o estádio estará pronto para servir de Centro de Treinamento de Seleções (CTS), visando à Copa de 2014 no Brasil.
Como o estado do Amazonas será uma das doze sedes do mundial, a proposta junto à Confederação Brasileira de Futebol (CFB) é que Boa Vista possa receber uma ou duas seleções durante o período de aclimatação para a disputa do torneio.
“O Canarinho será um dos estádios mais modernos da região Norte. Vamos entregar a primeira fase dentro do prazo combinado com a CBF e esperamos que um ou dois selecionados mundiais venham se preparar em Boa Vista para a Copa do Mundo”, afirmou.
Anchieta disse que a intenção é preparar o estádio não apenas para servir de Centro de Treinamento durante a Copa do Mundo, mas, sobretudo, aproveitar o espaço para a valorização do desporto local com uma praça de esportes que vai servir de modelo e de incentivo para a prática do futebol e de outros esportes amadores que vão se beneficiar com o complexo.
“Este estádio será orgulho para o povo de Roraima. O intuito principal é deixá-lo pronto para que todos os desportistas do estado possam se beneficiar com uma obra desta envergadura que vai servir aos nossos filhos e netos”, complementou.
O presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), Zeca Xaud, lembrou que o estádio Canarinho nunca passou por uma reforma desde a sua construção em 1975.
Ele elogiou o compromisso do governador José de Anchieta em transformar o estádio em um dos mais modernos da região, o que vai permitir aos clubes estrutura para a formação de suas equipes que disputam competições regionais e nacionais.
“Este trabalho é de importância fundamental, em especial para o futebol roraimense. Os clubes terão condições de formar equipes capazes para representar Roraima nas competições nacionais. É uma obra da qual todos devemos nos orgulhar”, destacou.
Segundo o presidente do São Raimundo, Sérgio Caranguejo, o novo estádio Canarinho vai contribuir para trazer o torcedor de volta aos estádios e, desta forma, incentivar os clubes a investir em grandes equipes, que possam fazer jus ao investimento feito pelo governo no estádio.
“Hoje, estamos sem a nossa maior praça de esportes, mas nos deixa um sentimento de orgulho saber que ela está sendo preparada para ficar bem melhor do que era. Em breve, vamos retornar ao Canarinho e com uma estrutura invejável que não vai ficar a dever a nenhum outro estádio na região”, elogiou.
Patrocínio de empresas
Durante o evento, o governador anunciou que vai intermediar junto a empresas privadas, que têm contrato com o Governo do Estado, uma forma de ajudar no patrocínio para os clubes que participam do Campeonato de Futebol Profissional.
Ele explicou que, como o Governo do Estado não tem amparo legal para fazer repasse verbas para o futebol profissional, vai intermediar junto às empresas para que cada uma adote um clube e possa transferir os recursos que vão ajudar os dirigentes na administração dos seus elencos.
“Esta ajuda virá já nesta edição do campeonato roraimense. As empresas vão se reunir com a Presidência da Federação e com os clubes, para definir como vai ser feito este contrato”, explicou Anchieta.