Exame de competência domingo
Um total de 870 jovens realizará no próximo domingo (14), as provas do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos – ENCCEJA 2013. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é o órgão responsável pela aplicação da prova em todo o país.
Aqui em Roraima, as provas serão realizadas nas Escolas Estaduais Jaceguai Reis Cunha e Lobo D’Almada na Capital em Boa Vista e na Escola Estadual João Rogélio Shuertz, no município de Caracaraí. No interior, 21 inscritos vão participar do Exame.
A chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação e Desportos (SEED), Jucimar Vieira, alerta os participantes quanto a hora da prova, que seguirá o horário oficial de Brasília.
“Aqui em Roraima as provas terão início às 7h30 pela manhã e às 13h30 no horário da tarde. É importante que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência para localizar as salas de aula com calma”, destacou Jucimar.
No período matutino serão realizadas as provas de “Ciências Naturais” e “História e Geografia”. No turno vespertino, será a vez das avaliações de “Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação” e “Matemática”.
Os gabaritos das provas serão divulgados no Portal do INEP até dois dias após a realização do Exame e os resultados poderão ser consultados posteriormente somente pelo candidato, mediante número de CPF e senha.
O ENCCEJA tem o intuito de avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada. O Exame também possibilita a certificação de conclusão dos estudos. A participação é gratuita e voluntária.
ENCCEJA PRISIONAL
Jovens e adultos que se encontram privados de liberdade também participarão do ENCCEJA 2013. Em Roraima seis unidades prisionais aplicarão as provas. Nesta modalidade ENCCEJA Prisional, as provas serão realizadas no dia 14 de maio.
Entre as unidades que aderiram ao Exame estão: Casa do Albergado, Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, Cadeia Pública Feminina, Cadeia Pública Masculina, Cadeia Pública de São Luiz e Centro Sócio Educativo (CSE).
Em cada unidade, deverá existir um responsável pedagógico que irá realizar as inscrições dos participantes, acompanhar os resultados e pleitear a certificação do participante. As inscrições do ENCCEJA Prisional estão abertas e poderão ser realizadas até amanhã (12). O Exame também será composto por quatro provas objetivas e uma redação.