Frascos para coleta
Com o razoável número de doações de leite humano, o Banco de Leite Humano (BHL) do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth necessita urgentemente de doações de frascos para armazenar o leite materno. Solidários com a causa podem entregar na unidade ou quem não tem condições de locomoção, basta entrar em contato pelo número 4009 4909, e informar a quantidade e o endereço para recolhimento. A maternidade fará a coleta na própria residência.
Os frascos devem ser de vidro, boca larga e com tampa plástica. Os mais recomendáveis são os de maionese e de café solúvel. “Antes de armazenar o leite, nós limpamos e esterilizamos os fracos”, frisou Rosa Leal, coordenadora do BLH.
As mulheres em fase de amamentação também são convidadas a esse gesto de amor. Os frascos servirão tanto para armazenar o leite pasteurizado no BLH, quanto para reposição às doadoras externas. De segunda a sexta-feira o carro da unidade vai de casa em casa recolher os frascos com leite das doadoras externas.
Atualmente, a unidade possui em média 30 doadoras externas ativas, além das doadoras internas que doam para os próprios filhos internados na UTI Neonatal. Segundo Rosa, a quantidade que é mantida regular é de 30 litros, o que dá para atender apenas os bebês do berçário por semana. “A nossa meta era abastecer toda a unidade, mas para isso precisamos de mais doadoras assíduas, mais leite”, ressaltou.
Rosa lembrou que o estoque razoável de leite é graças ao trabalho de orientação as mães sobre o aleitamento materno e sua importância para a saúde do bebê. O Banco realiza também busca ativa na unidade para estimular as mães para que comecem cedo a amamentar e, consequentemente, aproximar-se afetivamente com o filho. “Desde dezembro do ano passado que mais de 90% das mães de bebês internados na UTI tornam-se doadoras voluntárias”, comemorou.
A coordenadora garante, “quanto mais retirar leite da mama, estimula mais a produção e, sobretudo, evita empedramento, dores musculares e febre na mãe”, explicou.
Há muitas mães que desconhecem a iniciativa, outras temem que ao doarem, falte leite para o seu filho. “Lembramos que é doado apenas o excesso de leite. A prioridade é o filho da mãe. A doação de uma única mulher alimenta vários bebês, pois o prematuro se alimenta com bem pouquinho, o que justifica a coleta a partir de uma quantidade mínima de 100 mililitros”, ponderou a coordenadora.
MISSÃO
Um dos objetivos dos Bancos de Leite Humano é prevenir a mortalidade infantil, por meio da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Esse trabalho auxilia as mães, como aquelas que não podem amamentar, durante os primeiros meses de vida.
O leite doado também é utilizado para alimentar bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e que não podem ser alimentados pela própria mãe. As instituições dispõem ainda de profissionais qualificados para orientar sobre a saúde da criança.