Os deputados da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa de Roraima (ALE/RR) receberam nesta quinta-feira (11), às 11h, o Projeto de Lei Complementar que trata sobre o programa estadual Bolsa Universitária. A entrega será feita pela secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
A lei nº 198, de 3 de Agosto de 2012 dispõe sobre a reestruturação do Programa Bolsa de Estudo Universitária, que é destinado a custear mensalidades do programa de Crédito Educativo. O governo do Estado realiza esta ação conforme o que determina a Constituição do Estado de Roraima, que autoriza o Poder Executivo a destinar recursos financeiros necessários ao desenvolvimento de programas de Crédito Educativo em nível de graduação e pós-graduação.
“Com a alteração da Lei, os critérios de concessão da bolsa ficaram mais claros e objetivos, garantindo mais tranqüilidade quanto à oportunidade de conclusão de um curso superior para estudantes que não possuem condições de arcar com as mensalidades em instituições privadas”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
O Bolsa Universitária é coordenado, de forma conjunta, pelas secretarias do Trabalho e Bem-Estar Social (SETRABES) e de Educação e Desportos (SEED), com apoio da secretaria da Promoção Humana e Desenvolvimento (SEPHD).
Em 2012, o governo investiu mais de R$ 5 milhões na educação superior, por meio do Programa Bolsa Universitária. Atualmente o Governo atende 350 alunos, com investimento equivalente a mais de R$1 milhão. A estimativa é que o programa já tenha atendido mais de 4 mil alunos.
As novas inscrições para o Bolsa Universitária serão realizadas mediante publicação de edital, que conterá informações de parâmetros para inserção no programa, além de local e período para realização das inscrições.