Ações visam o homem
As atividades de monitoramento do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde do Homem (NAPSH), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), iniciam nesta quinta-feira, 11, pelo município de Alto Alegre. Com cunho de apoiar e de acompanhar de perto o munícipio, o encontro vai reunir coordenador e técnico da Atenção Básica da Saúde do Homem.
Os próximos a serem visitados, serão os municípios de Rorainópolis e Caracaraí, nos dia 16 e 17, respectivamente. A proposta é monitorar todos os munícipios da região. Segundo Maria Liduína Camelo, gerente do NAPSH, o trabalho consiste em apoiar e acompanhar os andamentos das ações e estratégias de implementação e implantação da política de saúde do homem.
No caso de Rorainópolis e Caracaraí, especificamente, a visita vai averiguar se está na conta dos dois municípios o valor de R$ 55 mil, destinado a saúde do homem. “A parcela é única. Caso tenha sido repassada, a discussão será em torno da aplicação”, comentou.
Também a conversa entre os trabalhadores da saúde devem girar em torno da importância do cadastro do paciente que entra na unidade de saúde, a atualização e repasse das informações quando as ações. Sobretudo, incentivar à população masculina a realizar pelo menos uma consulta por ano, sem falar do acompanhamento das ações previstas.
Liduína vai orientar novamente sobre o trabalho no diagnóstico populacional dos municípios, na perspectiva de informar os agravos mais prevalentes entre os homens. “Os municípios precisam ter mais afinco na atualização dos dados a serem informados”, orientou.
NOVIDADES
Na tarde desta quarta-feira (10), os secretários municipais irão repactuar em CIB (Comissão Intergestores Bipartite) a realização do seminário em saúde do homem para que profissionais de saúde estejam capacitados em assuntos inerentes a esse segmento.
O foco central do Seminário, entre outros assuntos, é sobre o acesso nas unidades, os direitos sexuais e reprodutivos do homem, fluxo de atendimento voltado à classe masculina, como também planejamento familiar e vasectomia.