Alunos ganham bicicletas
Oitocentos e oitenta e dois alunos indígenas do município de Uiramutã, Nordeste de Roraima, receberam no final de semana (05 e 06) bicicletas que auxiliarão no deslocamento para as escolas. A distribuição foi feita em sete comunidades com a presença do governador José de Anchieta Junior e demais integrantes do governo. A ação fez parte do Mutirão da Cidadania, coordenado pela Secretaria Extraordinária da Promoção Humana.
As bicicletas são das 62 escolas indígenas contempladas e os pais dos alunos assinaram Termo de Compromisso pelo o uso do equipamento. A distribuição das bicicletas integra o projeto “Caminho para a escola”. A compra foi efetuada pela Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) por meio da adesão de uma ata de registro de preços do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). O investimento foi de R$ 489 mil.
A distribuição iniciou na sexta-feira (05) na comunidade Pedra Branca, localizada a 280 quilômetros de Boa Vista, que conta com 70 famílias e um total de 500 indígenas. Além das bicicletas, foram distribuídos 128 itens de material didático, entre livros e dicionários, como também botijas de gás e gêneros da alimentação escolar.
As 24 escolas da comunidade Pedra Branca foram contempladas com 147 bicicletas pequenas e 70 grandes. Todas as bicicletas vieram com quites de ferramentas para montagem e desmontagem, bomba de ar, buzina, retrovisor e itens de sinalização.
“São centenas de crianças beneficiadas pela entrega das bicicletas, que passa a ter um significado muito importante para o nosso governo”, frisou o governador José de Anchieta no ato da entrega. Para ele a medida representa o respeito da atual gestão aos povos indígenas e, consequentemente, à educação.
Lucildo Roque Wai, de 15 anos de idade e estudante do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Indígena Julio Pereira, foi um dos contemplados. Ele tinha como rotina diária a caminhada de uma hora entre a comunidade e a estrada por onde passa o transporte escolar. Com a bicicleta ele reduzirá, segundo ele, o tempo para meia hora até a estrada e depois mais 20 minutos até a escola.
“Vai ser muito bom ir de bicicleta para a escola”, ressaltou timidamente. Essa é a primeira bicicleta que o aluno passa a ser responsável pelo uso. “Vou cuidar bem direito dela [bicicleta] que aí eu não vou ter que andar a pé”, disse.
Para o coordenador Pedagógico da escola Julio Pereira, Leonardo Pereira, a bicicleta passa a ser uma ferramenta imprescindível para o deslocamento do aluno. “Temos 20 alunos que caminhavam diariamente e chegavam na escola já enfadados devido ao tempo de exposição ao sol e ao percurso”, ressaltou.
A secretária Estadual de Educação, Lenir Rodrigues, destacou a ação como contribuição para o aprendizado. “Nossos alunos que tinham que caminhar por horas agora têm uma bicicleta para chegar até a escola sem precisar esperar pelo transporte escolar. Isso mostra que o governo estadual tem buscado alternativas viáveis que contribuam para o ensino e aprendizado”, reforçou.