O Serviço Social do Comércio em Roraima - Sesc realiza neste sábado, 13, o lançamento nacional do projeto Concertos Sesc Partituras. O evento será realizado no Teatro Jaber Xaud, localizado no Centro de Atividades do Mecejana, a partir das 20h e a entrada é franca.
A apresentação contará com a participação de 11 musicistas da Orquestra Sinfônica de Roraima, que serão regidos pelo Maestro Carlos Mendéz. Serão executadas obras de compositores nacionais contemporâneos, de estilos que abrangem a Música Popular Brasileira e a música erudita.
Felipo Abreu, diretor de Cultura do Sesc, destaca que o projeto tem como principal objeto o resgate das partituras que estavam esquecidas por falta de espaço para veiculação e divulgação. Segundo ele, a democratização da música brasileira é uma das preocupações de todos os regionais do Sesc no País.
"O Concertos Sesc Partituras será realizado simultaneamente, neste sábado, em todos os regionais do Brasil. O trabalho de pesquisa deste projeto contemplou grandes compositores da música brasileira que, apesar da riqueza das obras, não estavam tendo a devida valorização", disse o diretor.
O repertório que será apresentado no Teatro Jaber Xaud pela Orquestra Sinfônica de Roraima é composto por obras de Wellington Gomes, Glauco Velásquez, Francisco Mignone, Marcos R. de Salles, Ernesto Nazareth, Hubaldo Mauricio e Simão Pedro.
Para os estudantes de música, historiadores ou amantes da música brasileira, as partituras apresentadas pelo Concertos Sesc Partituras estarão disponíveis no endereço eletrônico ww.sesc.com.br/sescpartituras/projeto.html .
"Neste endereço estarão disponíveis todo o acervo do projeto Concertos Sesc Partituras, tanto de Roraima quanto dos outros regionais. Desta forma, acreditamos que estaremos garantindo o acesso à cultura, além de estar valorizando compositores importantes para a formação musical de nosso País", completou Felipo Abreu.