00:00:00

TRE/RR

Atendimento a eleitores é mais tranquilo no período da tarde.


 

Atendimento biométrico
 
O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) alerta que o recadastramento eleitoral biométrico, iniciado ontem (8) em Boa Vista, está atraindo mais eleitores no período da manhã. No primeiro dia, foram registrados 515 atendimentos, e à tarde não houve filas. A previsão é que os 184 mil eleitores da capital sejam recadastrados em cinco meses. O expediente ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para almoço.
 
O recadastramento eleitoral biométrico confere mais segurança na hora da votação e é obrigatório para todos aqueles que têm título de eleitor, inclusive para os que têm voto facultativo. Quem não participar, terá o título cancelado, não poderá votar nas eleições de 2014 e estará sujeito a uma série de restrições, como a impossibilidade de tirar passaporte ou tomar posse em cargo público entre outras.
 
Para se recadastrar, basta o eleitor comparecer na 1ª Zona Eleitoral (Av. Santos Dumont nº 760 - Bairro São Pedro) ou na 5ª Zona Eleitoral (Av. Nazaré Figueiras, 2077 - Bairro Pintolândia), e apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência originais, e o título de eleitor. Não é necessário levar xerox.
 
O presidente do TRE-RR, desembargador Gursen De Miranda, se recadastrou no início da tarde de hoje (9), na 1ª Zona Eleitoral. “Estou muito satisfeito com o trabalho desenvolvido pelos colaboradores e servidores da Justiça Eleitoral. Verificamos que a população está atendendo à convocação do TRE-RR e compareceu em grande quantidade nos dois primeiros dias de atendimento”, ressaltou.
 
Segundo o secretário de tecnologia da informação do TRE-RR, Fábio Barros, foram detectados alguns fatores que contribuíram para a demora no atendimento nos primeiros dias. “Verificamos que algumas pessoas têm as digitais desgastadas em razão do constante contato com produtos de limpeza, devido ao trabalho intenso com as mãos ou mesmo por ter sofrido algum acidente. Por isso, ocorre demora na coleta das impressões digitais desses eleitores”, esclareceu ao lembrar que a digital de todos os dez dedos devem ser coletadas.
 
De acordo com o presidente do TRE-RR, no início das atividades, o atendimento da Justiça Eleitoral ocorrerá em dois pontos fixos, nas 1ª e 5ª Zonas Eleitorais, mas o TRE-RR vai instalar postos itinerantes em locais de grande fluxo de pessoas. “No próximo dia 15 de abril começaremos o recadastramento biométrico nas áreas indígenas e rurais dentro do município de Boa Vista.
 
Segurança
A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.
 
O procedimento de revisão eleitoral abrange quatro etapas: atualização dos dados biográficos, digitalização da assinatura, fotografia e coleta das digitais de todos os dedos das mãos. “Esse tripé, transparência, segurança e democracia é o que a nossa Justiça Eleitoral quer demonstrar para o mundo, porque a rapidez e eficiência já demostramos com nossa urna eletrônica. Agora, com a biometria, nós acreditamos de forma efetiva, que o Brasil vai dar mais um exemplo para o mundo”, comentou o presidente do TRE-RR, pedindo o envolvimento da sociedade no processo de recadastramento.

Últimas Postagens