Reabilitação fisica cresce
Frente à necessidade de atender a demanda que cresce de pessoas com deficiência, o Núcleo Estadual de Reabilitação Física 05 de Outubro (NERF) adotou novo sistema de funcionamento. Com o novo fluxo, a meta é atender pelo menos 2.880 pacientes/mês, além de realizar 60 avaliações por semana. O aumento é de mais de 41%.
As medidas que asseguram aos pacientes atendimentos de qualidade vão desde o horário de atendimento, a ampliação de sessões, o agendamento feito prioritariamente pelo 3627-0729, de segunda a sexta-feira, como também, o controle de pacientes trazidos pelo transporte adaptado da unidade.
As mudanças firmadas pela unidade estão em acordo com a Resolução do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) de n° 387, de 2011, e a Portaria/GM n° 1.101/GM, 12 de 2002. Agora, serão 180 atendimentos realizados/dia.
Segundo Naiara Peixoto, diretora-geral do Nerf, a resolução do Crefito fixa e estabelece os parâmetros assistenciais fisioterapêuticos nas diversas modalidades prestadas pelo fisioterapeuta. Já, a Portaria GM prevê parâmetros de cobertura assistencial no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Naiara explica que pela resolução do Crefito, serão atendidos, a cada hora, dois pacientes ao longo de seis horas/diárias. “O que significa 12 atendimentos por profissionais a cada turno, quatro avaliações de pacientes por semana, tendo uma duração de 50 minutos para cada avaliação”, detalhou.
Os profissionais que optarem pela forma da Portaria do GM, a cada hora, até quatro pacientes ao longo de seis horas serão atendidos, nos quatro dias úteis da semana. Um dia da semana será reservado para avaliação médica. Oito pacientes serão avaliados por semana.
A diretora acrescentou que os pacientes terão direito a 12 sessões de até no máximo 45 minutos. “A dinâmica dos dois fluxos possibilitará a rotatividade do serviço prestado e, sobretudo, atender efetivamente o grande numero de pacientes que buscam o serviço”, mencionou Naiara.
ATENDIMENTO
Somente no segundo semestre do ano passado, o Nerf realizou quase 12 mil sessões de cinesioterapia, termoterapia e mecanoterapia. O tempo de tratamento no núcleo é definido de acordo com a gravidade de cada caso, mas em geral, dura até seis meses.
Os serviços são realizados em regime ambulatorial diariamente por uma equipe multiprofissional formada por 11 profissionais, que são: fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e enfermeira.
As ações desenvolvidas pelo Núcleo visam melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando maior autonomia nas atividades de vida diária e uma adaptação à nova situação de vida.