00:00:00

Sul do Estado

Justiça Eleitoral faz visita de trabalho aos municípios do sul do Estado.


 

Gurcen visita zonas do TRE
 
 
Prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, juízes eleitorais e munícipes do sul de Roraima receberam, nessa quinta (04) e sexta-feira (05), servidores e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Gursen De Miranda. A visita de trabalho em cada um dos quatro municípios teve como finalidade viabilizar a concretude dos projetos Eleitor com Acesso, Educação Política e Acessibilidade aos Locais de Votação.
 
O primeiro município a ser visitado foi Caroebe. O prefeito Paulo César Ortiz e o presidente da Câmara de Vereadores, Claudinei de Andrade, reuniram os demais vereadores e secretários para receber a equipe do TRE-RR. O município é um dos que ainda não possui um Posto de Atendimento Eleitoral (PAE). Uma terreno foi apresentado pelo prefeito como possível local para a construção do  posto. Aprovado pelo engenheiro do TRE-RR, Antônio Ferreira, a Justiça Eleitoral aguarda agora o trâmite burocrático para a doação do terreno. Como as áreas do município de Caroebe ainda pertencem à União, o processo de doação deve necessariamente passar pelo Incra.
 
O terreno fica localizado na Avenida Paulino Gomes da Costa, ao lado da área destinada à Universidade Estadual de Roraima (UERR), na qual será construído um campus. Arborizada e ainda preservando a história do município: uma bomba de gasolina de décadas atrás foi localizada no local. “Essa peça será preservada em formato de museu a céu aberto, assim como as árvores do terreno, que servirão de abrigo aos munícipes em dias de votação”, disse Gursen De Miranda.
 
O prefeito César Ortiz destacou a importância da construção de um PAE no município. “Nem todos tem transporte e dinheiro para se deslocar até o município de São Luiz do Anauá para utilizar os serviços da Justiça Eleitoral. Muitos jovens de 16 anos, por exemplo, não tiram o título por causa da distância”. Ainda durante a reunião, prefeito, vereadores e secretários se comprometeram a contribuir com a Justiça Eleitoral na realização dos projetos Biometria Eleitoral e Educação Política, bem como fazer o possível para melhorar a acessibilidade aos locais de votação.   
 
São João da Baliza disponibiliza área para construção de PAE
 
O prefeito de São João da Baliza, José Divino Leite, recebeu na manhã do dia 04 de abril, em seu gabinete, a visita do presidente do TRE-RR, desembargador Gursen De Miranda. “O senhor está fazendo história hoje. É a primeira vez que um presidente do TRE-RR visita nosso município”, destacou o chefe do executivo. Baliza também não possui um Posto de Atendimento Eleitoral (PAE), mas o prefeito garantiu que fará o possível para ser uma das localidades contempladas com o prédio.
 
Atualmente, os munícipes do Baliza fazem parte da 4ª Zona Eleitoral, localizada em São Luiz do Anauá e para tirar o título de leitor ou qualquer outro serviço da Justiça Eleitoral, precisam se deslocar para o município vizinho. Ele ofereceu ao TRE-RR um terreno localizado na rua São Lázaro, esquina com a rua Maranhão, no bairro Universo. “Fico feliz em saber que nossa população será agraciada com esse posto de atendimento. Hoje o morador do Baliza se sente muitas vezes humilhado por não poder resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral aqui mesmo no município”, lamentou.
 
Para o prefeito, Gursen De Miranda também pediu apoio na realização da Biometria Eleitoral,  projetos de Acessibilidade aos Locais de Votação e Educação Política, obtendo resposta positiva quanto à concretização dos trabalhos que devem ser implementados no segundo semestre de 2013.
 
São Luiz do Anauá concentra a 4ª Zona Eleitoral  
 
A equipe do TRE-RR chegou ao município de São Luiz do Anauá ao meio-dia. O prefeito Edson Pereira Leite recebeu os servidores e o presidente do TRE-RR, desembargador Gursen De Miranda, e acenou positivamente para dar apoio na realização dos projetos em pauta na visita.
 
A juíza eleitoral  Daniela Schirato Collesi Minholi também recebeu a visita de trabalho do TRE-RR. No Fórum Promotor de Justiça Daiel de Lima Júnior, o presidente do TRE-RR, Gursen De Miranda, solicitou a juíza um levantamento completo dos serviços e materiais necessários para o perfeito funcionamento da 4ª Zona Eleitoral e também falou dos projetos que serão implementados na região a partir do segundo semestre de 2013.
 
Daniela aprovou a ideia e sugeriu, na realização do Projeto Educação Política, a confecção de pequenos gibis para serem distribuídos aos alunos da rede pública, para que eles pudessem levar para casa a mensagem de educação política, sendo multiplicadores entre seus pais e irmãos. “Podemos também realizar palestras nas escolas e convidar os pais dos alunos para participar”, acrescentou a magistrada, destacando a importância desse trabalho no interior do Estado.
 
Obra do Fórum da 8ª Zona Eleitoral será entregue em junho
 
O último município do sul do estado a ser visitado foi Rorainópolis. Na manhã do dia 06, o presidente do TRE-RR, desembargador Gursen De Miranda, se reuniu com o prefeito Adilson Soares de Almeida, pediu apoio nos projetos a serem realizados, explicou a importância de Rorainópolis para que a Biometria Eleitoral seja concluída, visto que se trata do segundo maior município em número de eleitores do Estado. Gursen pediu também que fosse observada a questão da acessibilidade aos locais de votação.
 
O município de Rorainópolis vai ganhar um Fórum Eleitoral de 379 metros quadrados, com central de atendimento ao eleitor, sala de apoio administrativo, sala única de juiz e audiências, copa e área de serviço, depósito de uso geral, arquivo, banheiros e depósito de urnas. A obra está sendo realizada pela DJ Construções LTDA, no valor de R$ 885.000,75. Teve início em dezembro de 2012 e será entregue em julho.
 
TRE-RR vai regenerar mata ciliar atrás do Fórum Eleitoral  
 
Localizado na avenida Francisco Reginatto, o Fórum da 8ª Zona Eleitoral tem aos fundos uma nascente com mata ciliar prejudicada pela ação do homem. Como o TRE-RR adotou em sua gestão 2013-2015 o Projeto Consciência Ambiental na Justiça Eleitoral, o desembargador Gursen De Miranda determinou que seja feito um projeto de regeneração da mata ciliar da nascente, inserindo no local espécies típicas, visando proteger o local. O prefeito  Adilson Soares de Almeida aprovou a ideia e se dispôs a ajudar do novo projeto.
 
O juiz eleitoral Cláudio Roberto Araújo e o promotor de justiça Valmir Costa da Silva participaram da reunião com o presidente do TRE-RR e tomaram conhecimento do novo projeto.

Últimas Postagens