00:00:00

Qualidade de vida

Ação estimula população a práticas mais saudáveis no dia a dia.


 

Dia Nacional estimula ação
 
Para estimular a população ao hábito saudável, com prática de atividades físicas regulares, o Núcleo de Controle de Doenças Não Transmissíveis (NCDANT), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), juntamente com outros parceiros, promove ação em alusão ao Dia Nacional da Promoção de Qualidade de Vida. O evento acontece no próximo dia 12, a partir das 18h, na praça Velia Coutinho, Centro.
 
Na oportunidade, será ofertada a população aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal. Além de intermediar, por meio de uma profissional de educação física, alongamento, ginástica laboral, e ainda, orientação sobre atividades físicas, e alimentação saudável. O público contará também com diversos outros serviços, inclusive amostra de massagem e atividades lúdicas e culturais.  
 
Patrícia Maciel, diretora do NCDANT, ressalta que o dia 11 de abril, data voltada para a promoção da qualidade de vida, todas as áreas de prevenção do País estão concentrados em estimular modos de vida e ambientes saudáveis à população. “Municípios do Brasil desenvolvem atividades para prover a qualidade de vida da população”, explicou.
 
Segundo a diretora, doenças como hipertensão, diabetes, são doenças não transmissíveis, e representam um dos principais desafios de saúde, ameaçam a qualidade de vida e apresentam um grande impacto econômico. Segundo o Ministério da Saúde são 22,7% dos brasileiros são hipertensos. Em Roraima, mais de 22 mil pessoas sofrem de hipertensão com diabetes. Os dados são do Hiperdia do DataSus.
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a obesidade é um dos fatores mais graves para o aparecimento de doenças cardiovasculares. Em geral, ela é causada pelo excesso alimentar combinado a um modo de vida sedentário. Porém, outros fatores podem desencadear na obesidade, como fatores genéticos, neurológicos, psicológicos e metabólicos.
 
A situação para se revertida, Patrícia garantiu que é possível prevenir doenças melhorando a qualidade de vida. Assim, poderemos combater os principais fatores de risco, como alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo, hipertensão arterial, obesidade e o consumo abusivo de álcool.
 
PARCEIROS
            O evento realizado pela Sesau, conta com diversos parceiros: Ministério da Saúde (MS), Secretaria Municipal de Boa Vista (Semsa), Sesi-RR, os acadêmicos do IFRR, UFRR e UER, alunos do CETERR, SEBRAE-RR e da academia Wold Gym e Codesaima.
 

Últimas Postagens