A data da Caravana do Norte foi alterada. O evento que aconteceria em Roraima no período de 22 a 26 de abril foi transferido e será realizado de 06 a 10 de maio. A modificação foi motivada pela Marcha dos Prefeitos, marcada para o dia 22 de abril, em Brasília. Além disso, todas as secretárias de ação social estarão participando também de um encontro naquela cidade.
A Caravana do Norte priorizará a interlocução com os novos gestores do Executivo Municipal empossados na região Norte, para pactuar metas e prazos para o enfrentamento ao trabalho infantil nos municípios.
O planejamento das ações nos estados será definido por cada Fórum Estadual de Prevenção do Trabalho Infantil e Exploração Sexual. Crianças e adolescentes participarão da mobilização e serão as interlocutoras com as autoridades locais.
O cata-vento, símbolo nacional e mundial do enfrentamento ao trabalho infantil, será o principal elemento de identidade da Caravana, a qual será utilizada também nas peças de divulgação.
O Fórum Estadual já realizou vários encontros com os parceiros da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente que atuam no Estado, para fortalecer a rede de combate ao Trabalho Infantil e Exploração Sexual no Estado. Juntos, já traçaram estratégias para a preparação da abertura da Caravana do Norte
“Já apresentamos aos parceiros como é a Caravana do Norte. Mostramos como ela acontece e estamos definindo as estratégias e metas para implementações de ações, com prazos definidos para prevenir e eliminar o trabalho infantil no Estado”, disse Ana Alice.
Em Roraima fazem parte desta rede organismos governamentais e não-governamentais como a Procuradoria Regional do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, Secretaria Municipal de Gestão Social, Setrabes, Promotoria da Infância e Juventude, Núcleo de Proteção a Criança e Adolescência, Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador, Fórum DCA.
Além do Conselho Estadual da Criança e Adolescente (Cedcar), Pastoral da Criança, Senai, Sesc, Sesi,, Coordenação Estadual e municipal do Peti, Conselho Tutelar de Boa Vista, Juiz da Infância e da Juventude, Ceresti, Secretaria Estadual de Educação e Educação Municipal, Federação das Bandeirantes do Brasil, Organização das Mulheres Indígenas de Roraima, Secretaria Estadual de saúde e Secretaria Municipal de Saúde.