00:00:00

Pronatec

Formação profissional


 

A ação de planejamento das atividades do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), a serem desenvolvidas em Roraima durante o ano de 2013, reuniu representantes dos 15 municípios do Estado. O evento foi realizado no auditório da Universidade Estadual de Roraima (UERR), nesta sexta-feira (05).
 
Durante a reunião o representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e interlocutor do Pronatec em Roraima, Antônio Ricardo Valença apresentou um balanço do trabalho realizado em 2012 e as metas a serem alcançadas em 2013.
 
O Pronatec é uma ação de formação profissional voltada para inscritos no Cadastro Único, com o objetivo de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).
O MDS é coordenador nacional do Pronatec/Brasil Sem Miséria, regulamentando a participação dos Estados e Municípios, atuando como interlocutor entre as secretarias estaduais e municipais de assistência social e de trabalho, planejando ações necessárias para garantir a prioridade de atendimento aos inscritos no Cadastro Único.
 
Em Roraima o trabalho é feito pelas secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), que atuam na capital por meio do Departamento de Emprego, Trabalho e Renda (DPETR) e nos municípios do interior do Estado através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
 
A secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta ressaltou a importância de planejar as atividades a serem desenvolvidas no Estado através do Pronatec durante o ano.
 
“O planejamento das ações do Pronatec vai possibilitar o desenvolvimento de atividades que ampliem o trabalho, que já desenvolvemos, relacionados à qualificação e encaminhamento de mão-de-obra para mercado de trabalho, atendendo de forma mais ampla os municípios do interior, conforme a necessidade de cada localidade”, disse.
 
Metas – Até 2014 o Pronatec tem como meta beneficiar 3 milhões de brasileiros. Este ano o programa disponibiliza mais 800 mil vagas para cursos técnicos e profissionalizantes, aumentando a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores.
 
O programa visa, entre outros resultados, ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio da formação profissional, incentivar a expansão da rede física de atendimento e fomentar a expansão da oferta de Educação Profissional e Técnica de nível médio na modalidade de educação à distância, além identificar oportunidades de geração de emprego e renda.

Últimas Postagens