00:00:00

Planejamento

MDS discute Pronatec


 

 
 
Representantes dos 15 municípios de Roraima participam, nesta sexta-feira (05), das 8h30 às 12h, no auditório da Universidade Estadual de Roraima (UERR) de uma reunião para tratar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.  A reunião contará com a participação de Antônio Ricardo Valença, representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e interlocutor do PRONATEC em Roraima. 
No Estado, o programa é coordenado pelas secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), por meio do Departamento Emprego, Trabalho e Renda (DPETR). Já os municípios do interior realizam as ações do Pronatec através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
“Esta reunião é fundamental para que possamos realizar as ações do Pronatec de maneira unificada, fortalecendo a política de qualificação profissional e empregabilidade em todo o Estado de Roraima. Durante o evento serão traçadas e definidas estratégias de atuação para este ano”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
No ano passado, o Governo de Roraima, por meio do DPETR encaminhou um total de 8.916 pessoas ao mercado de trabalho. Destas, 2.251 foram contratadas. O Departamento, que dispõe de um banco de dados com mais de 80 mil pessoas é responsável pelo intermédio entre o candidato e empregador, levando em consideração o seu perfil e a necessidade da empresa. 
Programa- O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.  Os cursos têm carga horária mínima de 160h e são ministrados em parceria com instituições que integram o sistema S, como Senai e Sesc, garantindo certificação válida em todo o território nacional.  A meta do Governo Federal é capacitar 1 milhão de pessoas até 2014.

Últimas Postagens