Coleta para pela manhã
O setor de coleta do Hemocentro de Roraima não funcionará na manhã desta quinta-feira (04). A rede elétrica da unidade passará por reparos e as coletas estarão suspensas. As atividades serão retomadas a partir das 13h. Os atendimentos seguem normalmente até às 18h. Os reparos são necessários para assegurar o desenvolvimento dos serviços e a segurança dos profissionais e doadores.
Para garantir o estoque necessário para atender a demanda das unidades públicas e privadas, a equipe do Hemocentro utilizou as redes sócias para convocar os doadores. O Hemocentro constantemente precisa de novos voluntários, em especial, dos com fatores Rh negativos. Para sensibilizar a população, os profissionais da unidade orientam aos doadores a convidar um amigo ou conhecido. Para isso, eles passam por uma palestra.
De acordo com a responsável pelo setor de captação, Terezinha de Jesus Khan, a ideia é transformá-los em multiplicadores. Durante a palestra é exposto que doar sangue é seguro, por isso qualquer pessoa pode participar, desde que em boas condições de saúde, apresente documento oficial com foto, ter entre 16 e 67 anos e com mais de 50 kg. A pessoa não deve estar em jejum, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 4h antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto.
Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o candidato à doação preenche um cadastro, e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida. Outras informações no (95) 2121-0883. Quem tiver interesse em tornar-se doador voluntário pode procurar a unidade que funciona de segunda a sexta-feira, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR).