O Instituto Federal de Roraima – IFRR firmará parceria com a Fundação Marcos Pontes que atuará em Roraima por meio do Projeto Eco-Estado. A parceria foi acertada durante a visita do Coronel da Força Aérea Brasileira, Silva Júnior, representante da Fundação em Boa Vista. A visita de Silva Júnior à instituição teve como objetivo a apresentação da proposta de trabalho da Fundação em Roraima, junto às instituições que tendem a expandir suas atividades, o que inclui novas obras.
O Projeto Eco-Estado (Eco-State Project) é uma iniciativa da Fundação Marcos Pontes, em parceria com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e com o apoio do Governo do Estado. A meta é integrar tecnologias e metodologias desenvolvidas em eco-cidades do mundo todo, trazendo-as para Roraima e proporcionando maior qualidade de vida, saúde, segurança, educação e empregabilidade.
De acordo com o diretor técnico de obras do IFRR, Sebastião Figueira, a intenção em aderir a um projeto como este é aprofundar os estudos sobre a construção de obras sustentáveis já que a bibliografia relacionada ainda é incipiente. “Para que haja mudanças efetivas com relação à sustentabilidade precisamos envolver toda a comunidade acadêmica e não basta que façamos obras sustentáveis, mas precisamos incutir tal cultura no dia a dia da instituição, convidando alunos e servidores para participar das discussões, dos projetos, das ações relacionadas ao tema”, destacou Figueira.
Ainda segundo Figueira a Fundação Marcos Pintes disponibilizará engenheiros ligados à fundação para orientar na continuidade das obras do Câmpus Zona Oeste, cujo projeto arquitetônico foi elaborado de acordo com parâmetros sustentáveis. “A ideia é capacitar os servidores da DETEO em Obras Sustentáveis, por meio da Fundação e em parceria com outras instituições locais, pois não é só o estado que deve investir nessa ação, mas também os órgãos públicos, assim, em um curto espaço de tempo teremos um número maior de obras sustentáveis”, relatou.
Convênio – O convênio para a instalação de um escritório da Fundação Marcos Pontes em Roraima foi assinado em recente solenidade realizada no Palácio senador Hélio Campos com a presença do astronauta e autor do Projeto Eco-Estado, Marcos Pontes.
Segundo Pontes, durante o ano de 2013, serão feitos estudos para levantar as possibilidades de desenvolvimento sustentável para Roraima, de acordo com três importantes pilares: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
Com a instalação do escritório da Fundação em Roraima, a execução do Projeto terá mais celeridade, por meio de parcerias com empresas e instituições locais e com outras que poderão se estabelecer no estado. Segundo o astronauta, esse é um grande passo para que o Eco-Estado seja viabilizado em um ritmo bastante planejado.