- 05 de janeiro de 2026
Jovens encenam a Paixão
Os jovens da área missionária São Raimundo Nonato apresentam no próximo dia 29, sexta-feira Santa, a quarta encenação da Paixão de Cristo. Um espetáculo que já virou tradição na Diocese de Roraima, pois completa quatro anos. Neste ano, a peça será apresentada na Praça Germano Sampaio, Pintolândia, a partir das 18h. A expectativa é superar o público do ano passado que chegou atingir três mil pessoas.
Os vários voluntários das comunidades católicas começaram na quarta-feira (27) a montar a estrutura da encenação, com arquibancadas e um palco que terá três grandes cenários. A novidade este ano será feito um lago onde Jesus será batizado por João Batista.
Neste ano, pela primeira vez, um grupo de artista de Parintins confecciona e prepara todos os cenários que serão utilizados durante as cenas. Enquanto isso, senhoras das comunidades trabalham dia e noite para terminar os figurinos que são cheios de detalhes e ornamentos.
Com direção de Maria Josélia da Silva, a peça reúne em torno de 100 pessoas, entre o pessoal de elenco e apoio técnico. Segundo ela, a montagem já virou uma atividade permanente no calendário da Diocese. “Com certeza será um dos maiores eventos da Diocese até o momento”, enfatizou.
Antes da encenação, os expectadores contarão com momentos de oração e músicas religiosas. O espetáculo inicia com as palavras do bispo diocesano, Dom Roque Paloschi que falará sobre a importância do evento e da participação da juventude nesta 4ª edição da Paixão de Cristo.
Segundo Josélia, o ponto culminante da apresentação é o momento da ressurreição de Jesus. Cada ano acontece de uma maneira diferente. A coordenação não divulgou como acontecerá neste ano para causar surpresa no público como todos os anos.
No papel de Jesus, mais uma vez Tony Pablo. Ele é integrante do Grupo Jovem da comunidade Sant’Ana, do bairro Silvio Botelho. “Acredito que o público que assistir vai notar diferenças na atuação do ano passado. Além de ser uma honra em representar o papel principal. Este ano vamos mostrar um lado mais terno do Cristo”, disse emocionado.
Na oportunidade, a diretora convidou a família boa-vistense a prestigiar a encenação feita com empenho e dedicação dos jovens, em mostrar na integra a vida pública de Jesus. Ainda ela revelou que os atores ensaiam incansavelmente há três meses. Além dos textos serem passados diversas vezes. “O diferencial do nosso grupo teatral é possibilitar aos jovens atores, momentos de formação e retiros espirituais, para melhor compreenderem o mistério pascal de Cristo e conhecer o personagem que irão interpretar”, explicou.
EXPERIÊNCIA
A experiência de encenar a Paixão de Cristo começou na comunidade Sant’Ana, há quatro anos, quando os jovens da área missionária resolveram promover a primeira encenação em frente à própria comunidade. Com o êxito da peça de estreia e o desejo de outros jovens de participar do espetáculo, o evento passou a fazer parte do calendário de atividades das demais comunidades católicas e o grupo foi aumentando a cada ano.