00:00:00

Cateterismo

Mais de 30 pacientes passam por procedimentos em mutirão.


Terceiro mutirão
 
Enquanto algumas pessoas vivem a passagem de Jesus Cristo da morte à ressurreição na Semana Santa, o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) vai realizar o terceiro mutirão de cateterismo. Dessa vez, serão 31 cardiopatas beneficiados, sendo 26 procedimentos de cateterismo e cinco angioplastias. A ação começa dia 29, a partir das 7h, no CDI, e segue até a segunda-feira, dia 1°.

Neste ano, já ocorreram 62 procedimentos na unidade. Segundo a direção do CDI, os mutirões contribuem para os trabalhos fluírem de forma satisfatória. Há tempos que nenhuma demanda reprimida é registrada na unidade.

O cardiologista de Roraima, Marcelo Nakashima e o Luiz Carlos Vieira, que vem direto do Distrito Federal, serão os profissionais que farão o diagnóstico e verificação do comprometimento vascular do paciente, para assim indicar o melhor tratamento.

Segundo a diretora da unidade, Fátima de Jesus, o exame de cateterismo, trata-se de um exame invasivo feito para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares. “O exame verifica se há obstruções nas artérias coronárias, ou seja, nas artérias responsáveis pelo suprimento de sangue no coração”, explicou.

Caso seja detectada alguma obstrução nas artérias do paciente durante o exame, ele imediatamente será submetido a uma angioplastia no dia seguinte. Assim, a artéria será desobstruída.

O protocolo após o paciente ser examinado é ficar internado na enfermaria do CDI por um período de 4 a 6 horas, para depois ser liberado para casa. Caso aconteça alguma intercorrência, é encaminhado ao Hospital Geral de Roraima (HGR). Já, no caso da angioplastia cardíaca, o período de observação é de 24 horas na unidade coronariana do HGR.

            A diretora enfatizou que o mutirão ocorre regulamente todos os meses, beneficiando pessoas com problemas no coração. O equipamento instalado na sala de Hemodinâmica ajuda a diminuir os transtornos de buscar o exame fora do Estado.

FUNCIONALIDADE

O cateterismo cardíaco tem o objetivo de diagnosticar e tratar inúmeras patologias cardíacas. Com isso, é possível avaliar a função do coração, a anatomia das artérias coronárias, presença de placas de gordura (estenose) nas artérias, alterações no funcionamento das válvulas cardíacas, presença de patologias congênitas e avaliar as pressões que permitem o cálculo de diversos parâmetros hemodinâmicos.

Últimas Postagens