00:00:00

Vitória

Solenidade marca conclusão do curso de oficiais da Polícia Militar.



Os novos oficiais da PM

Francisco Espiridião/Secom

Solenidade militar realizada na esplanada do Palácio Senador Hélio Campos, na noite dessa sexta-feira (22), marcou a conclusão do curso de formação da primeira turma de oficiais da Polícia Militar realizado no âmbito do estado.

Com duração de três anos e seis meses, carga horária de 4.536 horas/aula e 75 disciplinas, o Curso de Formação de Oficiais PM (CFO/PM) tem valor de bacharelado.

Vitórias – Para o governador José de Anchieta, que presidiu a solenidade, o evento sintetizou “a soma de muitas vitórias e o resultado dos esforços realizados, visando à qualificação e valorização profissional” dos novos oficiais “de uma milícia de bravos dedicada à segurança da sociedade roraimense”.

“Daqui a poucos dias, vocês estarão nas unidades operacionais exercendo suas funções”, disse o governador, lembrando que “desde já (os novos aspirantes a oficiais) estão comprometidos em superar desafios” na busca de reduzir a criminalidade dentro de uma política de segurança pública adotada pelo estado.

Anchieta deu um recado aos novos oficiais: “Os dias atuais nos remetem à concepção de um novo homem para uma nova Polícia, que seja dotado de coragem, de vibração, mas também de serenidade, de compromisso com os valores humanos”. Ele exortou a que sejam “seres humanos que ajudam outros seres humanos, pautando a conduta na solução pacífica dos conflitos”.

Sensibilidade – O comandante-geral da corporação, coronel Edison Prola, destacou o fato de haver encontrado, em 2009, quando era o secretário-chefe da Casa Militar do governo de Roraima, a disponibilidade do governador José de Anchieta para a realização do CFO/PM.

“O governador se sensibilizou diante das dificuldades de enviar os 24 cadetes para cursarem a academia no estado do Amazonas e determinou que buscássemos as condições para que o curso fosse realizado na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS)”, disse.

Prola fez homenagem aos oficiais que deram início à Polícia Militar 37 anos atrás, citando, nominalmente, um a um. De todos os lembrados, estiveram presentes à solenidade dessa sexta-feira os coronéis PM da Reserva Remunerada Cézar Augusto dos Santos Rosa e José Wilson da Silva.

O coronel Santos Rosa disse se sentir orgulhoso por ter sido um dos pioneiros da PM, uma instituição que hoje goza de “prestígio máximo” no seio da sociedade roraimense. “A formação da primeira turma de oficiais no próprio estado, como está acontecendo agora, era um sonho que todos nós, pioneiros, acalentávamos havia muito”, disse.

Uma batalha - Entre os 24 novos oficiais, quatro são mulheres. Duas delas alcançaram os primeiro e segundo lugares da turma. Emocionada, a primeira colocada, aspirante a oficial Ingrid Bezerra Camelo, disse que “foi grande a batalha até chegar a este dia de festa”.

Ingrid enalteceu o fato de o curso ser ministrado no estado, o que, segundo ela, propicia maiores chances de acertar durante o desempenho da função. “Os conhecimentos que nos foram transmitidos tiveram base nas doutrinas próprias da realidade roraimense”.

Últimas Postagens