00:00:00

Disputa

As inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática seguem até o dia 5 de abril.


Olimpíada de matemática

Estudantes de todo o Brasil poderão participar da 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas até o dia 5 de abril. Os alunos deverão ser inscritos por meio da gestão das instituições de ensino no site www.obmep.org.br.

A Olimpíada é direcionada para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Professores, escolas e secretarias municipais de educação dos alunos participantes, também concorrem a prêmios.

A principal intenção da olimpíada é estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

A Olimpíada é dividida em três níveis, sendo nível 1 – 6° e 7° ano do Ensino Fundamental, nível 2 – 8° e 9° ano do Ensino Fundamental e nível 3 – 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio.

A competição se dá em duas fases com aplicação de provas. A primeira fase será uma prova objetiva com questões de múltipla escolha que será aplicada no dia 4 de junho. A segunda fase está agendada para o dia 14 de setembro e será aplicada uma prova discursiva.

O resultado oficial será divulgado no dia 29 de novembro. Entre a premiação, medalhas de ouro, prata e bronze, menção Honrosa e bolsas de iniciação científica Jr e tablets.

“No ano passado tivemos uma grande participação de alunos na Olimpíada, tanto de escolas da Capital quanto do interior. Nesta edição esperamos uma participação ainda maior”, disse Margarete Medeiros, coordenadora da OBMEP na rede estadual de ensino.

            RORAIMA

No ano passado,o Estado de Roraima contou com 104 alunos premiados na OBMEP. Destes, 85 receberam Menção Honrosa, 18 ganharam medalha de bronze e um aluno conquistou a medalha de ouro.
Entre os professores, 17 foram premiados recebendo um tablet, placa de homenagem e exemplares da Revista Professor de Matemática. Quanto às escolas, sete instituições foram premiadas, recebendo cada uma delas um computador com impressora.

Últimas Postagens