- 05 de janeiro de 2026
Federais treinados em RR
Policiais federais recém-chegados da Academia Nacional de Polícia fizeram essa semana (do dia 18 ao dia 23), na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS), o curso de Time Tático Nível I. O treinamento é ministrado pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar.
O curso foi uma solicitação da Superintendência Regional da Polícia Federal (PF) à Polícia Militar de Roraima e habilita os agentes e delegados da PF para o desempenho das funções táticas.
O curso de Time Tático oferece capacitação e aprimoramentos técnicos em atividades que exijam conhecimentos específicos em ações com reféns, tráfico de drogas, combate em áreas aberta, de favela e urbanas, transposição de obstáculos, técnicas defensivas e ofensivas de retenção táticas, entradas cobertas e entradas dinâmicas, tiro tático com pistola, shotgun e submetralhadora, entre outras instruções.
Para o governador José de Anchieta, iniciativas como esta mostra a capacidade técnica dos policiais militares estaduais. “Esta troca de experiência é importante para a integração das forças de segurança de Roraima e para que os agentes federais conheçam as particularidades de nosso estado”, disse.
Anchieta destacou ainda que Roraima possui mais de dois mil quilômetros de fronteiras internacionais e trabalhar em parceria é fundamental para combater crimes como tráfico de drogas e de pessoas, característicos de áreas fronteiriças.
O comandante da Polícia Militar, coronel Edison Prola, afirmou que os trabalhos integrados das forças de segurança é uma das principais formas de reduzir a criminalidade no estado. “Não podemos trabalhar sem parceria, especialmente na área de segurança, por isso atendemos prontamente a solicitação da PF, pois quem ganha é a população”, destacou.
Já para o comandante do Gate, Sandro Coelho, treinar os agentes federais é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo grupo. “Para nós, é uma satisfação receber estes agentes e passar nossas experiências, pois sabemos que a Polícia Federal tem um grupo próprio de elite com esse treinamento tático”, disse Coelho ao se referir ao Comando de Operações Táticas (COT) da PF.
O treinamento é destinado a 32 policiais federais e foi divido em duas turmas. A segunda turma fará o curso na primeira semana de abril.