- 05 de janeiro de 2026
Os moradores do bairro Pantanal, no município de Rorainópolis, sul de Roraima, começam a viver uma nova realidade depois que foram iniciadas as obras de urbanização daquela localidade. Anseio antigo da população, as ruas do Pantanal vão receber asfalto, galerias de esgoto e meio fio, acabando com os atoleiros, a lama e o mato que tomava conta do local, desde a criação do bairro.
A urbanização do Pantanal está sendo feita com recursos de emenda parlamentar apresentada pelo deputado Luciano Castro (PR). A liberação dos recursos federais de mais de R$ 2 milhões, começou ainda na gestão do então prefeito James Barro (PSDB). As obras foram iniciadas no ano passado. O atual prefeito Adilson Almeida (o Adilson do Asa, do PP) está dando continuidade aos trabalhos também com o apoio do deputado Luciano.
Mesmo eleito por um grupo que não contava com o apoio do parlamentar, o prefeito Adilson do Asa afirma que Luciano Castro tem se mostrado um “grande parceiro”, pois vem trabalhando para liberar os recursos que possibilitam dar continuidade à urbanização, levando mais qualidade de vida à população.
“A urbanização do bairro Pantanal é um desejo antigo de todos os moradores, que no período chuvoso sempre sofriam com a lama. Era muito desconfortável a situação dessas pessoas. Agora, com a parceria do deputado Luciano Castro, nós vamos resolver esse problema em definitivo e os moradores terão uma vida com mais qualidade”, disse o prefeito.
Ao visitar o bairro, na tarde da última sexta-feira (16), o deputado Luciano Castro observou que, ao apresentar a emenda propondo recursos para a urbanização daquela comunidade, pensou exatamente em acabar com o sufoco que passavam os moradores do bairro Pantanal na época do inverno. “São mais R$ 2 milhões de reais que serão usados para dotar, esse bairro tão importante de Rorainópolis, da infraestrutura necessária”, frisou o parlamentar.
Animada ao ver seu bairro ganhando um aspecto urbanístico mais agradável, a dona de casa Maria Gonçalves Guizone, que mora há mais de dez anos no Pantanal, disse estar muito feliz em saber que o lamaçal que ficava na frente da sua casa vai acabar.
“Fazia tempo que nós esperávamos por isso [a urbanização]. No inverno não passava nem moto nem carro por aqui. Quem insistia, tinha muito trabalho para vencer a lama. Agora, com essa obra, esse transtorno vai acabar”, comentou Maria, animada com a melhoria do bairro.