00:00:00

Sul do Estado

Saúde Itinerante pretende realizar 1.800 atendimentos médicos em Caroebe.


Médicos em Caroebe
 
Mais de 40 profissionais, entre médicos, técnicos e apoiadores de saúde, percorrem 377 quilômetros até o município de Caroebe para mais uma ação de Saúde Itinerante, da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau). O evento acontece no próximo sábado (23), a partir das 14h, e segue até domingo (24), com início às 8h. A escola estadual Dom Pedro I vai concentrar as atividades dos dois dias.

A finalidade é de fazer aproximadamente 1.800 atendimentos médicos especializados, sem contar com os demais serviços disponibilizados pela ação. As especialidades que irão atender à população serão oftalmologistas, cardiologistas, ortopedista, pediatra, urologia, endocrinologista e clínico-geral.

Para esta ação, também serão disponibilizados os serviços de ultrassonografia aos pacientes que forem atendidos pelos especialistas.           Conforme Erich Volney Berger, diretor do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante (DPSI), devido as consultas oftalmológicas serem as mais procuradas, foram designados quatro médicos para a ação. “Haverá dispensação de pelo menos 440 óculos pela ótica credenciada”, mencionou.

Segundo o diretor, a expectativa é atender o maior número de pessoas, numa região que existe um total populacional de 8.114 habitantes, conforme o Censo de 2010. A população poderá também receber medicamentos básicos da farmácia instalada, mediante apresentação da receita médica.  Antes das consultas, as pessoas passarão pela equipe de enfermagem para aferir a pressão e o teste de glicemia.

A Coordenação Geral de Regulação, Avaliação e Controle (CGRAC) fará emissão do cartão SUS, para aqueles que não possuem. “O atendimento é feito após a apresentação do documento. O número é individual e consta informações da pessoa”, explicou Rozineide Xavier, coordenadora-geral da CGRAC.

Com o apoio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) será ministrado palestras educativas sobre os cuidados com as doenças no período de inverno.

Beger destacou que a Saúde Itinerante é um complemento das ações executadas pela Atenção Básica, devido à dificuldade dos municípios em oferecer médicos especialistas. “Assim, reduz o custo aos pacientes, pois eles não precisarão gastar com deslocamento até a capital”, exemplificou.

Últimas Postagens