00:00:00

Saúde

Governo de Roraima oferece atendimento para pessoas com Síndrome de Down.



Down terá tratamento

O Governo do Estado, por meio do Viva Comunidade (Centro de Atenção à Pessoa com Deficiência), atende 630 usuários com diversos tipos de deficiências, destes 72 têm Síndrome de Down. A Unidade realiza, gratuitamente, atendimento na área de estimulação precoce, educação especial, saúde, artes e desporto.

O Viva Comunidade atua, ainda, na capacitação profissional. A Unidade realiza a intermediação de mão-de-obra, encaminhando os usuários para o mercado de trabalho. No ano passado, 21 usuários conquistaram uma vaga de emprego formal. No mesmo período, sete usuários foram inclusos em cursos ofertados por instituições de ensino superior e outros três concluíram a faculdade.

De acordo com a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta as atividades realizadas no Viva estimulam o progresso das pessoas que têm a síndrome. “Nosso trabalho para as pessoas que têm Down é realizado desde o nascimento. Tratam-se de usuários que precisam ser estimulados, para que possam vencer as limitações que a doença genética impõe. A Unidade dispõe de profissionais capacitados que, com carinho e atenção, atendem as necessidades específicas de saúde e aprendizagem de cada um”, disse.

Francisca da Chaga Silva, 64, é mãe de Mel Gibson da Silva Barros, 26, usuário do Viva Comunidade. Ela explicou como as atividades desenvolvidas no Centro têm contribuído para melhoria da qualidade de vida do jovem, que tem Síndrome de Down. “O Viva Comunidade contribui consideravelmente para o desenvolvimento do meu filho, proporcionando a ele mais confiança e autonomia. Agradeço todos os dias por cada progresso conquistado, graças ao trabalho realizado pela equipe do Centro”, falou.

PREMIAÇÕES - A Unidade já foi contemplada com o certificado de menção honrosa do Prêmio Construindo a Nação 2012. Organizado pelo Instituto Cidadania Brasil, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o título reconhece instituições de ensino públicas e privadas que desenvolvem ações práticas para solução de problemas da comunidade onde suas unidades estão inseridas.

Além disso, o Viva Comunidade recebeu o prêmio Destaque Nacional de Desenvolvimento Sustentável e de Responsabilidade Socioambiental, do Instituto Biosfera, por apresentar um excelente nível técnico refletido na melhoria da qualidade de vida dos usuários atendidos no Centro.

DOWN – Nesta quinta-feira, 21 de março, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, um distúrbio genético que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Essa alteração ocorre, em média, em 1 a cada 800 nascimentos e tem maiores chances de ocorrer em mães que engravidam quando mais velhas.

Últimas Postagens